domingo, 2 de junho de 2013

FRUTA MEXICANA PRODUZIDA EM PETROLINA CONQUISTA MERCADO

PÉ DE PITAYA


Uma fruta de origem mexicana e muito produzida em países como Vietnã e Malásia, na Ásia, tem conquistado espaço em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Trata-se da pitaya. No Brasil, São Paulo e Ceará também investem no cultivo desta planta.

O produtor francês Rafael Afan, que mora em Petrolina, tem a pitaya como grande paixão. De acordo com ele, a fruta produzida no vale do São Francisco tem grande valor de mercado por causa da sua qualidade: está sempre bem graúda e apresentável. Além disso, a pitaya pernambucana é doce, diferente de outras regiões do Brasil.

Tudo isso se deve ao clima e à irrigação na medida certa. “A insolação e os terrenos da região permitiram um bom desenvolvimento do plantio”, explicou Afan. A polpa da pitaya é branca e o sabor lembra o do kiwi. Um quilo da fruta chega a ser comercializado por R$ 20. Em 2013, Rafael Afan já colheu dez toneladas da pitaya. No varejo, alguns estabelecimentos chegam a vender o quilo até por R$ 80.


FRUTOS DA PITAYA


 


Por muito tempo, a pitaya era usada apenas como elemento de decoração. No entanto, isso mudou com a descoberta de propriedades medicinais na fruta. Ela é rica em vitamina A e também regula o intestino. A pitaya é da família do cacto e precisa de muita água para desenvolver bem.

Por: G1

Fonte: Social Economico


CURIOSIDADE DA PITAYA 

Pitaya (fruta escamosa) ou fruta do dragão, como é conhecida pela semelhança com as escamas características da figura do dragão, tem suas flores consideradas as mais belas do mundo. Tanto as flores como os frutos da Pitaya, possuem uma semelhança muito grande com o mandacaru que também floresce durante a noite e permanecem abertas por um dia.É nativa do México, América Central e da América do Sul. Nativa dos Andes foi levada pelos holandeses e franceses para a Ásia, onde é hoje largamente cultivada em Taiwan (há pele nos 100 anos), Vietnam, Tailândia, Filipinas, Sri Lanka, e Malásia. É também encontrado em Okinawa, Hawai, Israel, Norte da Austrália e Sul da China.

FLORES DA PITAYA


FRUTO DO MANDACARU

ALIMENTO PARA OS PÁSSAROS
FLOR DO MANDACARU

O termo pitaya significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.

É fruta de aparência muito bonita e diferente, além de produzir flores noturnas de rara beleza com grande potencial ornamental. De acordo com a espécie seus frutos podem ser de cor amarelo-vivo ou vermelho externamente, de polpa branca translúcida com minúsculas sementes como o Kiwi e de sabor suave e muito agradável. Em algumas espécies a polpa é de coloração vermelha com tonalidade mais forte que a casca e são atualmente as mais procuradas para plantios comerciais.

Fátima Canejo

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário