domingo, 31 de março de 2013

TRANSPORTE ESCOLAR




SE LIGA SERRITA!
O Ministério da Educação executa atualmente dois programas voltados ao transporte de estudantes: o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), que visam atender alunos moradores da zona rural.

Olha só o prefeito de Serrita Carlos Cecílio/PSD querendo se apoderar de mais uma ação do Governo Federal.

sábado, 16 de março de 2013

FAMÍLIA TRADICIONAL DE SERRITA É HOMENAGEADA



A Família Sampaio Angelim recebeu uma homenagem póstuma ao seu filho ilustre Francisco Hildeberto Sampaio Angelim que foi Tabelião e ex-prefeito do município de Serrita. Foi um momento especial, o resgate da memória de uma pessoa que foi tão importante para o desenvolvimento do município, HILDINHO, assim conhecido por todos, foi o primeiro prefeito a implantar Concurso Público para professores e também participou e apoiou como prefeito da 1ª Missa do Vaqueiro realizada em julho de 1971 ao lado dos seus idealizadores o ex-padre João Câncio e o cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga.

O evento aconteceu nas dependências do novo prédio do Fórum da Comarca de Serrita Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado na Praça Coronel Chico Romão S/N, na tarde desta quinta-feira 14/03/2013 com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco Desembargador Ricardo Paes Barreto, Sra. Eletrice Sampaio Angelim esposa do homenageado, do Juiz Dr.Murilo Borges, do Juiz Dr. Augusto Napoleão Sampaio Angelim e do seu tio Tabelião Dernivaldo Sampaio Angelim que descerraram a placa do Cartório Eleitoral de Serrita ficando assim imortalizado com a fotografia e o nome do seu filho ilustre Hildeberto Sampaio Angelim.

A cerimônia ficou restrita aos familiares que estiveram presentes.

Obs.: A família Sampaio Angelim é descendente do Coronel Chico Romão o patriarca de Serrita.
Hildinho era filho de uma família numerosa do ex-prefeito de Serrita Otávio Angelim e Gida Sampaio Angelim.
Sua esposa Eletrice Sampaio Angelim é filha do Coronel Chico Romão e Alta Maria de Lima
Hildinho e Eletrice tiveram 7 filhos e uma filha.

CASA DE ESTUDANTE EM SERRITA TEM ENERGIA CORTADA POR FALTA DE PAGAMENTO

Alunos universitários de Serrita que estão em Recife entraram em contato com a redação do Blog Alvinho Patriota nesta terça-feira (12), para denunciar que o fornecimento de energia elétrica da casa de apoio de Serrita na capital foi cortado por falta de pagamento. A casa também serve para receber os pacientes do tratamento fora de domicílio (TFD).
Segundo a denúncia, com a falta de energia a bomba que leva água para as torneiras parou de funcionar. “Além disso, os pacientes do TFD, que ficam em uma dependência da casa, estão sem sequer gás para cozinhar, sendo necessária a utilização do gás que os próprios estudantes compram”, expôs o denunciante, que não quis se identificar.
O secretário de Administração de Serrita, Diogo Henrique, informou que a Prefeitura de Serrita fez um acordo com os estudantes para pagar o aluguel, IPTU e energia da casa, deixando a água sob a responsabilidade deles. Após este acordo, os estudantes solicitaram outra reunião e pediram para pagar a energia, porque estavam achando a água muito cara. Segundo o secretário, a responsabilidade pelo corte de energia é dos próprios estudantes, que fizeram o acordo e não cumpriram.

Fonte: redação do Blog Alvinho Patriota

sábado, 9 de março de 2013

COM A DERRUBADA DO VETO DOS ROYALTIES SERRITA RECEBERÁ R$ 983.258



 
A PREFEITURA DE SERRITA RECEBERÁ EM 2013 A IMPORTÂNCIA DE R$ 983.258 (novecentos e oitenta e três mil, duzentos e cinqüenta e oito reais) provenientes do ROYALTIES E PARTICIPAÇÃO ESPEICAL DE PETRÓLEO.
A Presidente Dilma Roussef/PT defendeu o uso integral da verba em educação como ponto "fundamental”. Portanto, Serritenses, de olho no prefeito Carlos Cecílio/PSD para saber o destino desta grana.

Entenda o que são os royalties de petróleo e o que muda com projeto de redistribuição.

Royalty é uma palavra inglesa derivada da palavra "royal", que significa ", aquilo que pertence ao Chefe de Estado, ou é relativo ao rei, monarca ou nobre Inventor, que se encontra sob a guarda do rei para o bem do Estado, por ser de real interesse deste e da Nação",
Os royalties de petróleo são os valores em dinheiro pagos pelas empresas produtoras aos governos para ter direito à exploração do petróleo. A distribuição desses valores entre União, estados e municípios mudou com a aprovação do projeto de redistribuição da receita dos (royalties e participação especial). São 10 os estados produtores de petróleo no Brasil:
Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, São Paulo, Amazonas, Ceará, Alagoas e Paraná.

Os estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, perdem dinheiro. A parcela cai dos atuais 26% para 20% a partir de 2013. Os municípios que produzem petróleo e hoje ficam com 26% dos royalties, passarão a receber 15% e 4%, em 2020.
Já a parcela de cidades não produtoras passará de 1,75% para 21%. A parcela dos estados não produtores saltará de 7% para 21%.
O veto deve cair mesmo. E os estados produtores vão bater às portas do Supremo para mudar esta situação alegando que é inconstitucional. Veja o que diz a Constituição a respeito dos royalties?

Art.20. São bens da União:
§ 1º – É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

Confira tabelas.

sexta-feira, 8 de março de 2013

SITE DA PREFEITURA DE SERRITA OMITE CORONEL CHICO ROMÃO NA HISTÓRIA DA CIDADE


SERRITA, TERRA DO CORONEL CHICO ROMÃO

Prezado Erivaldo Oliveira,, você como secretário de CULTURA de Serrita, gostaria que me respondesse quem redigiu o texto sobre a história da cidade como consta no site da prefeitura: http://www.serrita.pe.gov.br/historia.html. Estive pesquisando para complementar um documento e me deparei com esta informação. Procurei saber das gestões anteriores e não consta como autores do texto. Nos arquivos do governo do estado também não consta. A razão deste questionamento é não entender a omissão do nome do CORONEL CHICO ROMÃO que foi quem deu continuidade a história de Serrita, herdado do seu fundador e genitor Coronel Romão Pereira Filgueira Sampaio. Não mencionar CORONEL CHICO ROMÃO é como se comentasse sobre a história do Brasil e não falar em Pedro Álvares Cabral. Mencionar o Estado do Vaticano e não citar o Papa. Referir-se a 2ª Guerra Mundial e esquecer o Hitler, citar a política de Pernambuco e não se referir ao Mito Miguel Arraes, falar sobre o Brasil sem Miséria e omitir LULA e por ai vai....Não se pode mudar uma história!
Aguardo uma resposta.

Confira a história que consta no site da prefeitura...

SERRITA fazia parte do antigo município de salgueiro do qual se destacou em 1928, constituindo-se e primeira chegada por vários familiares cearenses, vindo do vale do Cariri, os quais vinham se localizando nestas zonas e aqui formando núcleo de populações
rurais.
SERRITA originou-se do nome de SERRINHA, em virtude de uma pequena Serra ou Serrote do Cruzeiro, distante um (01) Km. da sede. Serrinha hoje é Serrita em virtude dos dispositivos contidos no Decreto Lei n° 952, de 31 de dezembro de 1934, que estabeleceu a divisão territorial judiciária administrativa do estado, vigorando no qüinqüênio 1944-49, no qual a Comarca de Serrita, com termo único, de igual número desmembrando da Comarca de Salgueiro.
Não existia Tribos Indígenas no município, ignorando-se qualquer habitante que estivera nesta região antes do devastamento. Com as famílias cearenses, negros vieram tomando parte do devastamento do município, sem elemento de valor no devastamento da terra.
Os negros que constituíram elementos de real valor no devastamento da terra, provinha do Vale do Cariri no Estado do Ceará, isto se deu no Século XVIII, não é possível mencionar e data certa.
Sabe-se que o primeiro habitante da sede foi MIGUEL TORQUATO DE BULHÕES, cearense que aqui construiu a primeira casa.
Os primeiros edifìcadores construíram uma Capelinha Católica à Nossa Senhora da Conceição. onde o veio o Padre de Salgueiro, vez por outra aparecia em desabrigo.
A cidade de Serrita foi fundada em 1898, pelo Cel. Romão Pereira Fìlgueira Sampaio, cidadão que se instalara com as graças do Governo Estadual do seu tempo.

"O VALOR DAS COISAS"

Morre em Recife, dia 27 de abril de 2011 no Hospital Jaime da Fonte a última filha do casal Coronel Chico Romão e Maria Maia Arraes Sampaio (Dona Maroca) LAURA MAIA SAMPAIO CANEJO.

Meus amigos e parentes leiam e façam uma reflexão sobre tudo aquilo que nos cercam e que fazem parte da nossa história em Serrita. O VALOR DE MANTER NOSSA IDENTIDADE E NOSSA HISTÓRIA.

Agradeço ao primo Augusto Sampaio Angelim pela belíssima crônica que escreveu quando foi ao velório de minha mãe Laura Maia Sampeio Canejo em 28/04/2011 em sua terra natal Serrita.
 

"O VALOR DAS COISAS"

Sexta-feira passada estive em Serrita, aonde nasci para cumprir um compromisso doloroso que foi o enterro de uma tia. Nos últimos vinte anos foram poucas às vezes em que estive na igreja local, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, embora há dois anos atrás tenha batizado Heitor, meu filho mais novo, porém era dia de festa e tive pouco tempo para pensar nas coisas que agora relato na tela do computador. O velório dessa minha tia ocorreu na própria igreja, por razões particulares e sendo assim, passei parte da madrugada dentro da velha igreja e foram inevitáveis as lembranças da infância. As primeiras missas, o catecismo, os casamentos e, infelizmente, os enterros, entre esses o de meu pai e o de minha avó paterna, foram as lembranças que mais ecoaram na minha memória.

A igreja sofreu inúmeras alterações no seu interior, ao sabor da vontade dos párocos e dos tempos. O velho e majestoso altar foi retirado do vão central do edifício, assim como desapareceram os altares laterais e seus santos esculpidos em madeira. Não existe mais a pia em que fui batizado, bem assim como os lustres que iluminavam meus olhos de menino. Não sei o destino dessas coisas, embora tenha ouvido comentários maliciosos a respeito das administrações eclesiásticas que dirigiram os destinos daquela igreja. Os tradicionais bancos de madeira escura foram substituídos por outros tão novos e sem nenhuma marca do tempo que até destoam do conjunto.

Nas horas em que estive na igreja meditei a respeito dessas mudanças e no verdadeiro valor das coisas e me convenci, mais ainda, que esse valor provém de nossas próprias idéias, aspirações, expectativas e desejos, enfim, da forma como pensamos o mundo e tecemos nossa própria história. Isto porque, como a igreja, eu também mudei muito em todos estes anos, assim como mudaram todos os meus conhecidos que foram ao velório e eu não estou me referindo apenas ao passar dos anos. Perdas, decepções, conquistas, vitórias, paciência, imprudência, sabedoria eram marcas visíveis nos homens e mulheres que foram prestar homenagens á falecida e solidariedade aos familiares. E, no meu íntimo, a igreja, apesar das reformas, continua acolhedora e guardiã de parte das minhas memórias.

Augusto Sampaio Angelim

"TODO MUNDO QUER SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA,MAS SÓ UM VAI CHEGAR LÁ"

Ex-presidente Lula, que participa da reunião da Executiva Nacional do PT, em Fortaleza, manda recado para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que articula ser candidato a presidente em 2014; o petista garante que "jamais tomaria qualquer atitude" para impedir a candidatura de um companheiro, mas diz que é preciso considerar o risco de romper a aliança entre PT e PSB, que "tem dado tão certo para o país”.

Em Fortaleza, onde discursou para membros do Diretório Nacional do PT, o ex-presidente Lula garantiu que "jamais tomaria qualquer atitude" para impedir que "algum companheiro fosse candidato". Ele diz que "todo mundo quer ser presidente da República" e defendeu a "liberdade incondicional de cada partido fazer o que achar melhor para si".
A declaração, feita durante Executiva Nacional do partido, ocorre em meio à possibilidade de candidatura do aliado Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do PSB, contra a presidente Dilma Rousseff em 2014. Para Lula, apesar do discurso da liberdade de decisão, é preciso, no entanto, avaliar o risco de perder a aliança PT-PSB, que "tem dado tão certo para o país".
Questionado sobre a possibilidade de Campos ser vice de Dilma em 2014, Lula disse que o pernambucano "tem uma personalidade que lhe dá o direito de desejar qualquer coisa", mas que não cabe a ele, Lula, "discutir se alguém é bom ou não de vice". Sem convencer, o petista acrescentou: "A Dilma é quem escolhe, mas como ela tem boa relação com o PSB e com o Eduardo, no final, entre mortos e feridos, todos se salvarão".
O ex-presidente disse considerar muito Eduardo Campos e os irmãos Ciro e Cid Gomes (ex e atual governador do Ceará) pelo que fizeram quando ele estava na presidência. "Não conversei com o Eduardo ainda neste ano. Agora vou conversar, porque temos que construir uma aliança muito forte. Todo mundo quer ser presidente da República, mas só um vai chegar lá".

SERRITA: VICE JOVANI SAMPAIO ROMPE COM O PREFEITO CARLOS CECÍLIO/PSD

EM SERRITA O ASSUNTO DO POVO É ESSE AQUI:

Segundo o blog do Alvinho, o vice-prefeito Jovani Sampaio rompeu com o prefeito Carlos Cecílio/PSD e se declarou pré-candidato à prefeitura do município em 2016.
Jovani também alega que Cecílio estaria perseguindo eleitores que votaram em sua filha, a vereadora Daniele Saraiva. “O vice-prefeito assegura que é um homem de palavra e respeito e que não trai o povo que nele confia”, nos confidenciou a fonte, destacando que a amizade entre o prefeito e vice continua, mas os laços políticos estão rompidos.
Na realidade, o “bochicho” que está sendo comentado pelos quatro cantos da cidade e que motivou o SUPOSTO racha, foi o constrangimento que o prefeito Carlos Cecílio causou ao vice Jovani quando o mesmo ao entregar o cartão de crédito no posto de gasolina para efetuar o pagamento da gasolina que abasteceu seu automóvel, o mesmo estava bloqueado. O prefeito bloqueou e não avisou.
O outro motivo que circula de boca em boca é que o prefeito não cumpriu com as promessas da campanha e Jovani ficou perante o povo de mãos atadas sem poder cumprir com as promessas feitas, uma vez que o povo estava cobrando o que acha que lhe é de direito.

Na minha opinião não acredito neste suposto rompimento,pois já vi esta cena em outro momento político quando Carlos Cecílio lançou seu candidato Maviael Sampaio como seu sucessor e logo depois houve um rompimento. Onde está Maviael agora? De cama e mesa com Carlos Cecílio.
Já era tempo do Vice tomar uma posição mais definida e digna, este é o quarto mandato, portanto, há praticamente 16 anos que faz parte da chapa ocupando sempre a posição de vice. Será que não entendeu que Carlos Cecílio NÃO DIVIDE O BOLO com ninguém? É humilhante uma pessoa aceitar esta situação sempre na sombra e sem nenhuma perspectiva de mudanças e de prestígio até mesmo diante dos eleitores.

O suposto rompimento já tem data para a disputa entre Cecílio e Jovani que começará em 2014, quando o vice-prefeito apoiará um deputado federal diferente do que o prefeito irá pedir votos. QUEM VIVER VERÁ!

MORADOR DE SERRITA PEDE SOCORRO

MORADOR DE SERRITA PEDE SOCORRO E AFIRMA QUE NENHUMA AUTORIDADE DO MUNICÍPIO TOMA PROVIDÊNCIA.
“Venho através desse meio de comunicação pedir uma maior atenção para a cidade de Serrita, pois somos necessitados de uma voz forte”. Foi com essa expressão que o cidadão Leo Ávila iniciou um e-mail enviado para a redação do Blog Alvinho Patriota nesta terça-feira (26), denunciando descasos no lugar onde mora.

O internauta afirma que Serrita se encontra atualmente em colapso por falta de água. “Chegamos a ficar até 30 dias sem uma única gota de água nas torneiras, e o pior, não temos a quem recorrer, já que a Compesa é omissa e não tem ninguém, nenhuma autoridade do nosso município, que se sensibilize”, reclama, pedindo providências para a falta de água. 
Fonte: Blog Alvinho Patriota

CREMEPE CONSTATOU IRREGULARIDADES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SERRITA

Serrita – Na segunda parte do roteiro da caravana Cremepe/Simepe nesta terça-feira (23/08), uma constatação surpreendeu a equipe de médicos fiscais do Cremepe: não é possível afirmar que o município de Serrita tem Programa de Saúde da Família. A Dra. Maria Aléssio, médica fiscal do Cremepe, constatou que o suposto programa em funcionamento no município apresenta uma série de irregularidades com relação aos princípios do PSF.

A principal e mais grave é que na unidade de gestão do programa simplesmente não há os chamados envelopes da família e os prontuários são individuais. De acordo com a doutora, o fato demonstra uma completa desqualificação do enfermeiro que comanda o programa. Ela esclarece que, nas regras de princípio do programa, os agentes comunitários de saúde identificam as famílias e levam as informações à enfermeira e/ou enfermeiro, que consolidam as informações. Como as fichas são individuais, não existe um levantamento do histórico familiar, prejudicando completamente ações de saúde que beneficiem a todos. Programas como pré-natal, puericultura, hiperdia (para hipertensos e diabéticos) e a citologia são feitos individualmente. Assim, “não há profissional médico que possa cuidar com eficiência de cada indivíduo sem o apoio das informações do histórico familiar. É como se em Serrita não existissem famílias e sim pessoas, indivíduos”, afirma Dra. Maria Aléssio. Além do mais o programa funciona nos três turnos, tem uma farmácia precária e a técnica de enfermagem que atende no local é uma espécie de faz tudo, que atende, acompanha e até recomenda a medicação. O PSF recebe repasses federais através do SUS para cumprir metas e objetivos baseados nas diretrizes do programa. A médica afirma que, como em Serrita as ações do PSF “destoam completamente das diretrizes do programa”, há um desperdício dos recursos destinados a esse fim.

SERRITA SEM RECURSOS PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

SERRITA NÃO VAI RECEBER O RECURSO DO GOVERNO FEDERAL PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA. 
Atenção: Qual será a justificativa do prefeito?


Brasília – O Ministério da Saúde suspendeu hoje (4) a transferência de dinheiro para 479 municípios beneficiários dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal. Foi bloqueado também o pagamento de agentes comunitários de saúde que apresentaram duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Os agentes quebraram a regra para cadastramento de profissionais de saúde. Eles são proibidos de acumular mais de dois cargos ou empregos públicos e de se cadastrar em mais de uma equipe do programa. Segundo o ministério, as equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias em uma comunidade; atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, e na manutenção da saúde das comunidades.

Os municípios com irregularidades são: quatro do Acre, oito de Alagoas, cinco do Amazonas, um do Amapá, 75 da Bahia, 40 do Ceará, cinco do Espírito Santo, sete de Goiás, 64 do Maranhão, 62 de Minas Gerais, quatro de Mato Grosso do Sul, 12 de Mato Grosso, 19 do Pará, 22 da Paraíba, 35 de Pernambuco, 13 do Piauí, 20 do Paraná, nove do Rio de Janeiro, 15 do Rio Grande do Norte, um de Rondônia, dois de Roraima, 13 do Rio Grande do Sul, 13 de Santa Catarina, 13 de Sergipe, nove de São Paulo, e oito do Tocantins.


Fonte:Agência Brasil
Repórter Gabriel Palma

Edição: Beto Coura