quarta-feira, 3 de julho de 2024

PREFEITO DE SERRITA QUER ACABAR 54 ANOS DE HISTÓRIA DA MISSA DO VAQUEIRO E CRIAR UM NOVO EVENTO

 Em entrevista na Rádio de Salgueiro no programa de Claudinei Santos, dia 11, o advogado da prefeitura, Dr. Guilherme, disse que já está na Câmara de Vereadores de Serrita, projeto de Lei nº 016/2024 que cria a “FESTA DE JACÓ” com isso, caso os vereadores, aprovem essa indecência, vai apagar 54 anos da Missa do Vaqueiro e criar a primeira Festa do Jacó.

Continuando a fala do advogado da prefeitura, a intenção do projeto é reestabelecer a memória do vaqueiro Raimundo Jacó.
RESTABELECER significa: repor no antigo estado, recuperando o que foi perdido.
Para que todos saibam, quando padre João Cancio criou a Missa do Vaqueiro juntamente com seus parceiros, Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira, a ideia era justamente essa, HOMENAGEAR A MEMORIA DO VAQUEIRO RAIMUNDO JACÓ, portanto, nada foi perdido ao longo desses 54 anos. O evento, MISSA DO VAQUEIRO, sempre existiu a parte religiosa e profana, estão ligadas e não precisa haver divisão para permanecer viva a memoria de Raimundo Jacó. Esse projeto é uma forma de destruir a história e a cultura do povo de Serrita. QUEBRAR A TRADIÇÃO DA MISSA DO VAQUEIRO reconhecida mundialmente e tombada a nível federa, estadual (através da Lei n° 13.746/2009 de autoria do deputado Maviael Cavalcante) e municipal do povo pernambucano, merecendo proteção jurídica e reconhecimento por parte da sociedade e de seus representantes, pelos seus mais de meio século de celebração e história, que vem sendo conservada.
(INCLUSIVE O PROCESSO PENAL QUE JULGOU O CASO RAIMUNDO JACÓ TAMBÉM FOI TOMBADO PELO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERBNAMBUCO) como patrimônio cultural e imaterial.
Quanto a parte religiosa, esse é o ponto central do evento e como, o próprio advogado disse na entrevista, a parte profana não existe sem a religiosa. Não venha dizer que fica difícil de captar recursos (patrocínio) porque tem esse nome Missa do Vaqueiro. Saiba Sr. Advogado que o governo sempre patrocinou as atrações da Missa do Vaqueiro, só não paga a celebração que fica a cargo da Fundação Padre João Cancio e do arrecado dos banheiros que é doado a Paróquia de Serrita, portanto, é MENTIRA, o governo do estado patrocina, sim, evento religioso, haja vista que em 2023 o Governo do Estado (governadora Raquel Lyra) patrocinou a festa da padroeira de Recife, Nossa Senhora da Conceição, através da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com a quantia R$ 260 mil para contratações artísticas.
Mais um absurdo dito pelo advogado da prefeitura que o povo de serrita se identifica mais com a festa profana. Que horror! O povo gosta e se identifica com tudo que envolve a MISSA DO VAQUEIRO, não queira mudar nossa cultura e nossa história e a nossa tradição.
O QUE HÁ POR TRÁS DESSE PROJETO FESTA DE JACÓ?
Como explicou bem Dr. Esmeraldo Cruz, a pergunta feita por muita gente de Serrita: “O QUE O PREFEITO ALEUDO QUER FAZER COM A MISSA DO VAQUEIRO?”
Resposta:
“É muito fácil, é só você lê o projeto de lei, ele quer acabar 54 anos de história da MISSA DO VAQUEIRO e criar um novo evento chamado FESTA DO JACÓ, SIMPLES!
Essa conversa fiada que fica difícil conseguir patrocínio com o nome MISSA DO VAQUEIRO, não passa de uma desculpa esfarrapada para enganar o povo e o prefeito fazer o que quiser com a festa profana e dividindo o povo como fez na edição de 2023 criando área vip e desvalorizando o vaqueiro. Tem mais, estamos no ano eleitoral e o prefeito por muitas vezes jogou o povo contra os vereadores, quem garante que não é mais uma jogada e desviar a atenção do povo sobre a não realização da MISSA DO VAQUEIRO? Tem mais, na entrevista ficou claro que em 2025 a festa ficará por conta do prefeito, achando que será reeleito. Ai o Claudinei completou, quem quer que seja o prefeito eleito. Quem quer que seja o prefeito ou a prefeita eleita, o povo de Serrita não concorda com esse absurdo.
Se houver aprovação pala câmara de vereadores do projeto de lei que institui (determina, instaura, manda, ordena, estabelece, fixa, delimita, declara, encarrega), a criação da festa do jacó, certamente tal lei será apreciada pela justiça e considerada fora dos parâmetros legais.
Corre um zum-zum-zum na cidade que a equipe jurídica do prefeito irá apresentar um outro projeto no momento da apreciação dos vereadores amanhã, dia 20, durante a sessão da Câmara com a intenção de convencer os legisladores à sua aprovação.
O advogado da prefeitura, durante a entrevista também pediu aos vereadores que vissem com bons olhos o projeto e expressou seu ponto de vista quando afirmou que é uma convicção do prefeito e de sua equipe. É isso mesmo o que vocês pensam e querem fazer, mas o povo de Serrita não.
Amanhã saberemos o que realmente irá acontecer na Câmara dos vereadores: Isac Sampaio, Junior de Bal, Francisco Romão,Junior de Tadeu, Saulo De Ze De Pedro, Ronildo Oliveira, Fernando Sampaio, Filemon Sampaio, Zezinho de Romão, Doda Sampaio,Fabio Belarmino
COMO CONSEGUIRAM PATROCÍNIO PARA REALIZAR A FESTA DE 2023 COM O NOME MISSA DO VAQUEIRO?
Até a próxima,
Fátima Canejo



Nenhum comentário:

Postar um comentário