segunda-feira, 8 de outubro de 2012

JOVEM DE SERRITA DESABAFA APÓS ELEIÇÃO

Percebi durante essa época política que os eleitores gostam de tudo que vem fácil e que a compra de voto, um ato ilegal praticado por aquele (a) que de alguma maneira precisa vencer, está cada vez mais forte em cada município, principalmente em Serrita.

As pessoas têm o direito do voto, mas elegem quem der mais dinheiro, e depois ficam reclamando daquele político que colocam no poder, ai vem à pergunta e porque você votou nele? Muitos respondem, porque ele me deu uma casa popular, uma cisterna, porque recebo uma bolsa família, entre outras coisas. O que parece é que são inocentes. Tudo isso é do GOVERNO FEDERAL, uma obra que o ex-presidente lula começou e a presidente Dilma está dando continuidade, o que o prefeito tem a fazer com o dinheiro municipal é investir seriamente na educação e na saúde que por sinal não estão prestando para nada, falo isso, não porque sou contra o atual e futuro prefeito, falo porque além de não depender da SAÚDE E NEM DA EDUCAÇÃO deste município, penso naquelas pessoas que não tem nem como manter-se pessoalmente e que precisam dessas duas coisas juntas para tentar melhorar a situação de vida. Mas nada posso fazer por elas, pois foram quem colocaram um PÉSSIMO administrador, quem já se viu candidato de último mandato prestar? Ele vai tirar só pra si e sua família, a tendência da situação é piorar.

Tenho muito orgulho dos 3.423 votos que Tadeu SÁ tirou, pois foram votos de amor, não foram votos sujos.
Votei 13 com muito ORGULHO! E se fosse para votar de novo votaria mil vezes.

Luciana Quesado de Lavor

SERRITA REELEGE FICHA SUJA

INFELIZMENTE SERRITA NÃO FEZ A FESTA DA DEMOCRACIA E SIM A VITÓRIA DA CORRUPÇÃO,MAIS UMA VEZ O DITADOR CARLOS CECÍLIO/PSD FOI ELEITO COMPRANDO VOTO.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

SERRITA MERECE RESPEITO



ELEITORES DE SERRITA...

Estamos no século XXI para que essa feição de continuísmo, do mesmo prefeito já há de 16 anos e agora vocês querem completar 20, 16 anos da mesma pessoa.
O continuísmo não leva ao progresso, é preciso mudar para sair da acomodação e partir para a competição, à concorrência.

Vai aqui o meu protesto:

A SERRITA pertence ao povo, a todos. Não aceito comemorar o aniversário da cidade com passeata azul, nem todos os moradores são do azulão. Esta atitude faltou o respeito à cidade que é de todos.
POLÍTICA é coisa séria e responsável, como se mistura com miss 55?

Agora, um sábio conselho para todos, vocês irão votar para eleger o EXECUTIVO e o LEGISLATIVO que são DOIS PODERES DISTINTOS.  Elejam uma Câmara que tenha bastante voz de adversários e não aqueles que balançam a cabeça e que dizem sim para o prefeito. Este precisa ter, para governar, uma Câmara consciente com voz forte e decidida. Votem em vereadores da oposição.

Desculpem os que não gostarem. Agora vai aí, as minhas críticas:
O que esse prefeito com 12 anos de mandato, postulante aos 16 anos fez?
Quais as grandes obras no município em saúde, educação, economia, geração de emprego e renda?

As que ainda hoje estão aí, já existiam de governos anteriores dos que trouxeram o Ginásio, curso de professores, a Casa de Saúde, os bancos, a água, a telefonia, o asfalto, a energia inclusive na zona rural, a comunicação, o Parque Nacional do Vaqueiro, etc.
Isso é infra-estrutura para gerar crescimento e melhoria como aconteceu.

Um prefeito com tantos anos de governo não trouxe indústrias para geração de emprego e renda e melhoria da vida de todos.
Pensem eleitores! Acordem para a realidade e a acomodação. APENAS BARULHO E APARÊNCIA sem nenhuma OBRA de valor para o município e melhoria de todos.
Fátima Canejo

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DEPOIMENTO DE MAIS UMA JOVEM CONSCIENTE DE SERRITA


DESABAFO E INDIGNÇÃO DE UMA JOVEM CHAMADA JÚH FERREIRA IPII SOBRE O DESCASO DO PREFEITO CARLOS CECÍLIO/PSD QUE SE UTILIZA DO PODER EM BENEFÍCIO PRÓPRIO. 
Não tava nem a fim de fazer parte dessa política, por não poder estar na minha cidade SERRITA. Mas tal absurdo não poderia deixar de comentar aqui e demonstrar minha sincera vergonha de ser de uma cidade onde o atual prefeito faz com que as aulas sejam canceladas para acompanhar sua caminhada, além de colocar pressão nos professores para que não deixem de participar, caso contrário, serão demitidos. 
Senhor prefeito eu teria vergonha de tal atitude e apelação, já que o senhor não nota ou faz descaso da situação da educação de sua cidade, eu lhe direi: éumabsurdimensooooooooooooooooooooooooooooo a falta de qualidade de ensino, na verdade é uma PORCARIA, o senhor inventou uma tal de escola de ensino médio no São Francisco do Brígida (que por sinal é uma merda), com o intuito de não sei o que, porque os alunos da mesma apesar de estarem na 5° série, não sabem se quer, ler!!! Se por acaso você tivesse algum interesse nos seus municípios teria atitude de um prefeito de verdade e melhoraria o ensino da sua cidade, ao invés de tirar os alunos da sala de aula para participar de uma merda de uma caminhada, se você não sabe um dia de aula perdido já é muita coisa. Com isso não haveria necessidade dos alunos da sua cidade (futuros eleitores) se deslocar para cidades vizinhas, Salgueiro, por exemplo, como é o meu caso e de suas filhas também!
SÓ QUERIA DEIXAR BEM CLARO MEU PROFUNDO DESPREZO.
Por isso VOTO com todo orgulho em TADEU DE SÁ 13, porque desejo de todo coração um futuro melhor para minha cidade.

domingo, 23 de setembro de 2012

UMA JOVEM CONSCIENTE CHAMADA ANA CECÍLIA TORRES NASCIMENTO


QUE SIRVA DE REFLEXÃO PARA OS DEMAIS JOVENS DE SERRITA.

PARABÉNS A ESTA JOVEM DE SERRITA QUE POSTOU SEU COMENTÁRIO SOBRE O ATUAL PREFEITO CARLOS CECÍLIO/55 COM TANTA CLAREZA E CONHECIMENTO DE CAUSA. ESTOU ORGULHOSA EM SABER QUE EM MINHA SERRITA QUERIDA EXISTEM PESSOAS INTELIGENTES E QUE PODEM CONTRIBUIR PARA MUDAR ESTA REALIDADE.


Fátima boa tarde! 
Talvez você não me  conheça, sou filha de Bebê de Antônio Cecílio. Sou jovem e digo a você ao ler a história do Brasil do período coronelista é que tenho a convicção de que: demagogia, prepotência, hipocrisia, escravismo, abuso do poder público, tirania e tantos outros adjetivos cabem ao atual prefeito CARLOS CECÍLIO, que passa quatro anos administrando a prefeitura como se fosse um bem particular dele e para se promover aborda as pessoas mais humildes da nossa querida Serrita, chantageando e alegando que deu casa, transporte escolar, barreiros, cisternas entre outros para conseguir votos. Não vou ser mais transparente e verdadeira por ética, deixo que o povo faça uma reflexão e saibam escolher o novo destino de Serrita, sabemos que a única saída é votar no candidato do PT, o Sr. Tadeu de número 13, desta vez o povo está esperto, está cansado de tantas promessas vazias se quiserem conferir é só ler o plano de governo dele do ano 2008. Cadê os 1000 empregos para os jovens, os kits para recuperação das casas, a casa de apoio em Serrita para os estudantes que residem na zona rural, o concurso público (ele não gosta de gente livre), e outras metas não concretizadas... Um abraço.
Ana Cecília Torres Nascimento
 

QUARTEL DO EXÉRCITO BRASILEIRO EM SERRITA


ACREDITE SE QUISER, ACONTECEU EM SERRITA.

MAIS UM DELÍRIO DE UM PREFEITO DITADOR SEM NOÇÃO.
OLHA SÓ O QUE ELE DISSE:

Tenho o desejo de conseguir trazer para Serrita um QUARTEL DO EXÉRCITO BRASILEIRO para fortalecer ainda mais a SEGURANÇA no Município.

Leia a reportagem na íntegra.

Nesta quarta feira (12) de setembro a 21ª Circunscrição do Serviço Militar de Pernambuco CSM representada pelo Coronel Chefe da 21 CSM acompanhado pelo Capitão e o Delegado Regional da 13ª Delegacia de Serviço Militar Tenente Cardoso, em visita de inspeção a Junta Militar de Serrita foi recebido pelo Prefeito Carlos Cecílio, Vice Jovani Sampaio a 1ª Dama Marly Rufino, Secretário da Junta Militar, Alencar, Secretários Municipais e alguns Vereadores.

Na ocasião foram homenageados o Prefeito e o Secretário de Ação Social Osvaldo Januário Pelo Reconhecimento aos Serviços prestados a esta Organização Militar.

Na oportunidade destacou o prefeito a importância do bom funcionamento da Junta Militar deste município, como sempre apoiando todos os seguimentos que formam este governo.

Carlos Cecílio destacou também que o Secretario da Junta Militar Alencar, que está a frente da Junta Militar há mais de 30 Anos, está sempre empenhado em todos os meses de ir pra recife coletar e entregar material para que sempre esteja apto a atender os cidadãos que vêem tirar sua documentação.

Carlos Cecilio frisou também que tem o desejo de conseguir trazer para Serrita um Quartel do exército Brasileiro para fortalecer ainda mais a segurança no Município.
Fonte: Portal Serrita

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ISSO É IMORAL E VERGONHOSO!



ISSO É IMORAL E VERGONHOSO!!!!
O prefeito CARLOS CECÍLIO e esposa MARLY RUFINO, juntamente com funcionários da prefeitura desfilando pelas ruas da cidade, todos vestidos com CAMISAS NA COR AZUL, marca registrada da sua CAMPANHA POLÍTICA, SÓ FALTOU ADESIVAR COM SEU NÚMERO 55, aproveitando e tirando vantagem do momento das comemorações do aniversário (84) anos da emancipação política de Serrita. O prefeito aproveitou também a oportunidade para convidar a todos para participarem da festa no Centro de Atividades Econômicas (CAE), com o cantor Ranieri e a banda Toca do Vale. 
DETALHE: OMITIU PARA O PÚLICO O PATROCÍNIO DO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO E SECRETARIA DE TURISMO EMPETUR. 
A GRANA PARA PAGAR AOS CANTORES SAIU DOS COFRES DO GOVERNO.

É MUITA CARA DE PAU DESSE SUJEITO.
PARABÉNS SERRITA pelos 84 anos de emancipação política,embora sem muitos motivos para festas, pois nos últimos 16 anos de governo de CARLOS CECÍLIO, O POVO CONTINUA SEM EMPREGO E SEM LIBERDADE.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TADEU SÁ MARCA PRESENÇA EM SERRA TALHADA

O candidato a prefeito de Serrita TADEU SÁ/PT esteve marcando presença em Serra Talhada por ocasião do Encontro Nacional do PT. Ele esteve com o presidente Nacional do PT Rui Falcão que foi a Serra fortalecer o seu candidato e reforçar que Duque é o candidato de Dilma. Entre as atividades, o petista conversou com a militância, deu entrevista e participou de carreata.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO DETERMINA QUE PREFEITURA DE SERRITA MUDE NOMES DE PRÉDIOS PÚBLICOS

 ATÉ ONDE VAI A PREPOTÊNCIA DESTE DITADOR QUE SE DIZ IMPERADOR?

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao prefeito de Serrita, no Sertão, para que o gestor adote medidas para mudar o nome do Centro de Apoio Psicossocial (Caps I), situado na praça Coronel Chico Romão, e da creche municipal, que fica no Conjunto Habitacional Manoel Cecílio. Os dois locais receberam nomes inadequados, isto é, de pessoas vivas, indo de encontro aos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade da Administração Pública. A iniciativa é do promotor de Justiça Wesley Odeon Teles dos Santos.

De acordo com o texto da recomendação, publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial, os dois prédios terem recebido nomes de pessoas vivas caracteriza ato de publicidade pessoal para os homenageados. No caso do Caps I, o médico Bueno Novais Miranda, que trabalha no centro, teve seu nome escolhido para o lugar. Já a creche municipal Marly Rufino Cecílio, tem o nome da esposa do atual prefeito do município de Serrita.

Além de afrontar os princípios da impessoalidade e da moralidade da Administração Pública, os nomes recebidos também vão de encontro ao que a Constituição Federal e a Constituição do Estado de Pernambuco estabelecem no que diz respeito ao uso de nomes de autoridades na publicidade de obras públicas.

Desta forma, o promotor solicitou ao gestor que atribua, em 15 dias, outras denominações para o Caps I e para a creche municipal e também para outros locais que tenham nomes inadequados. Após o final do prazo, o responsável deverá enviar à Promotoria de Justiça uma cópia do ato administrativo e fotografias para comprovação das devidas alterações.

Caso a recomendação seja descumprida, uma ação civil pública poderá ser instaurada. O MPPE alerta ainda que a afronta aos princípios da Administração Pública pode caracterizar ato de improbidade administrativa.

Fonte: MPPE (mp.pe.gov.br)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MEMORIAL DE FREI DAMIÃO EM SERRITA

No mesmo ano 1999 após a exposição fotográfica sobre Frei Damião, Fatima Canejo deu continuidade ao seu projeto de construir um local para romarias em Serrita.Conforme foto acima, foi celebrada uma missa por ocasião da entronização da estátua de Frei Damião no local do Memorial.

MEMORIAL DE FREI DAMIÃO DE BOZZANO EM SERRITA/PE. LOCALIZADO NA AVENIDA ROGÉRIO SAMPAIO CANEJO. Local onde a população se reune para pagar promessas, rezar e prestar homenagem ao Santo do Nordeste. 
Terreno doado por Rogério Sampaio Canejo 
Material para construção foi adquirido através de doações da população.
Estátua doada pela FUNDARPE- Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Artista que confeccionou a estátua Zezinho de Tracunhaém
Artista Zezinho de Tracunhaém

EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM A FREI DAMIÃO EMOCIONA SERTANEJOS

ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA NO JORNAL DO COMÉRCIO DIA 3 DE JANEIRO DE 1999. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE FREI DAMIÃO: "RUMO À BEATIFICAÇÃO"

Por CLÁUDIA PARENTE
Correspondente




SERRITA - Os devotos de frei Damião deste município e das demais cidades do Sertão estão tendo a oportunidade de se sentirem mais próximas do frade capuchinho mais famoso do Nordeste, falecido há quase dois anos. A exposição "Rumo a beatificação", que teve início no último dia 13, na Rua Floriano Peixoto, no centro da cidade, narra através de fotografias antigas e de objetos de uso pessoal a trajetória do religioso para os fiéis que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e nem têm condições de visitar o convento de São Félix, no Recife, onde estão os seus restos mortais.

"A última vez que frei Damião esteve aqui foi em 1942. Eu não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas me sensibilizei muito com a sua morte e sabia da impossibilidade das pessoas daqui, que sempre o amaram, de se deslocarem até o Recife para reverenciá-lo", conta a relações públicas Fátima Canejo, ao explicar por que resolveu promover o evento. Fátima, que passou 20 anos longe de sua terra natal, revelou que o projeto inicial era trazer o frade para rezar a Missa do Vaqueiro. "Não deu certo porque o convite foi feito em 1995, quando ele já estava muito doente".
 Frustrada a tentativa de ter o capuchinho, em pessoa, outra vez na cidade, restou a opção de cultuar sua memória. Entre os objetos colocados em exposição - todos doados, inclusive com peças do Convento de São Félix - uma estátua do frade, feita de cerâmica em tamanho natural, ofertada pela Fundarpe, deve ocupar um lugar definitivo na cidade. É que a relações públicas pretende transformar Serrita em ponto de romaria de Frei Damião para populações de localidades vizinhas.
"Será um lugar onde as pessoas poderão pagar suas promessas sem ter que ir a Juazeiro do Norte, por exemplo", adianta. Ela informou que já dispõe de um terreno para construir o espaço, que recebeu como doação de Rogério Canejo "Agora falta conseguir o material necessário para erguer o prédio. É nesse lugar onde ficará a estátua, em companhia de outros pertences de capuchinho."

PÚBLICO - A romaria, entretanto, parece já ter começado. Até o início da segunda semana de exposição, mais de duas mil pessoas já tinham visitado o local. Como se realmente estivessem diante do frade que consideram santo, os fiéis se enternecem com as fotografias antigas que mostram a trajetória das missões, abraçam-se com a sua estátua, se ajoelham, beijam uma foto em tamanho natural e reverenciam a vestimenta que frei Damião usou nos seus 50 anos de sacerdócio. "Acho que estou no céu", disse extasiada a agricultora Loreta Gomes Soares, 70, que veio de Salgueiro para vender verduras na feira de Serrita. "Essa é a coisa mais bonita que já vi desde que nasci", afirmou.

O aposentado José Pereira Lopes Lacerda, 83, se ajoelhou e chorou diante das peças em exposição. Questionado sobre o sifnificado de Frei Damião na sua vida, emocionado ele não conseguiu falar. Após passar vários minutos em silêncio, ele acabou expressando a mesma preocupação da Igreja Católica - que teme que a veneração excessiva do frade atrapalhe o seu processo de beatificação, que oficialmente só pode começar cinco anos após sua morte.

Segundo Fátima Canejo, a exposição estava programada iniciar em 31 de maio passado, dia da coroação de Maria, conforme a tradição católica. "Queríamos fazer uma missa para frei Damião e realizar a exposição de fotografias na Igreja, mas o padre não permitiu", relatou, numa referência ao então pároco da cidade, Lino della Morte. "Ele disse que em Serrita já tinha festas demais". Procurado para falar sobre o assunto, o religioso, hoje vigário da paróquia de Cedro, disse que não tomou conhecimento da exposição.
"No programa enviado para nós, ela (Fátima) se propunha a organizar a coroação, que é tradicionalmente feita pela comunidade", argumentou. Para ele, fazer uma exposição em memória do capuchinho naquela época seria impróprio por causa da data, destinada a Maria, e pela proximidade com as eleições.

Devota batizou filha em gratidão ao religioso
Entre os objetos da mostra, o que causa maior estranheza é um pote com água mineral que, segundo Fátima Canejo, foi benta pelo superior do Convento de São Félix, o frei Dimas. Colocado em um dos cantos da sala, o objeto atrai um grande número de pessoas que desejam ser curadas de diversas enfermidades. Como Jacinta Maria dos Santos, 60 anos, que trouxe uma garrafa descartável para levar a água benta para casa. "Essa água serve para tudo no mundo. Cura qualquer mal", exagera. A devota lembra que, na última passagem de frei Damião por Cedro, onde morava, saía de casa às 4h para acompanhá-lo nas caminhadas que duravam até a noite. A fé no missionário é tanta que Jacinta batizou a filha mais nova com o nome de Damiana. "Para mim, ele é um santo".

O atual pároco de Serrita, Gaetano Chinaglia, foi à exposição, abençoou os fiéis, mas não deixou de concordar com o padre Lino. "A festa de maio é só para Maria. Acho que não se deve fazer veneração em torno de frei Damião porque atrapalha o processo de beatificação", opina.

Em visita à cidade de Serrita, onde veio administrar crismas, o bispo de Petrolina, dom Paulo Cardoso, aproveitou para visitar a exposição em homenagem ao missionário de quem foi companheiro em diversas ocasiões. Apesar de elogiar a iniciativa - que considerou adequada para honrar a memória "de quem sempre esteve vivo no coração do povo" - ele alertou para os riscos da homenagem se transformar em veneração pública de frei Damião. 

"Pessoas mais simples e menos esclarecidas se sentem tentadas a transformar um evento como este em culto religioso, se forem estimuladas", ressaltou, ao apontar o pote com água benta como exemplo de excessos que devem ser evitados. "Não podemos nos antecipar ao pronunciamento oficial da Igreja", continuou dom Paulo Cardoso. Ele informou que a Igreja Católica está começando a fazer uma discreta coleta de dados que possam ajudar no processo de beatificação do frade.

Apesar da admiração que demonstra por frei Damião e que considera "um homem totalmente de Deus", dom Paulo Cardoso confessou que alguns detalhes da vida de pregações do capuchinho podem dificultar o processo 1Vaticano, como por exemplo o fato do missionário ter posado ao lado de políticos em época de eleições. "Ele foi muito manipulado. Esse é o único ponto negativo que eu vejo dentro do processo e que pode atrapalhar sua beatificação", revelou. Ele recordou a ocasião em que o capuchinho foi fotografado ao lado do então candidato à presidência da República, Fernando Collor de Mello.

Mesmo com as ressalvas da Igreja, Fátima Canejo está disposta a levar adiante o projeto de construir um local para romarias no município. Ela está satisfeita com os resultados da exposição, onde já foram distribuídas seis mil cópias de orações pedindo a beatificação de Frei Damião, além de folhetos de literatura de cordel e pôsteres do frade capuchinho. Durante a realização de uma noite de vigília, semana passada, muitas pessoas amanheceram no local.
"Foi como reviver a época das missões", exultou a relações públicas. Com fogos, cânticos, preces e lágrimas, mutios fiéis aproveitaram a ocasião para depositar numa urna os votos por graças alcançadas, que serão levados ao Convento de São Félix para fazer parte do material que será enviado ao Vaticano em favor da beatificação do missionário italiano mais nordestino do país.






  

APÓS NOVE ANOS, PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DE FREI DAMIÃO CHEGA À FASE FINAL NO VATICANO

Depois de nove anos de pesquisa e relatos, o Vaticano recebeu, nesta quinta-feira (28), a documentação para análise do processo de beatificação e canonização de frei Damião, o “andarilho de Deus”. Considerado um verdadeiro santo por muitos nordestinos --que continuam a reverenciar o religioso--, a Igreja Católica vai investigar, a partir de agora, se há milagres comprovados atribuídos a frei Damião e, assim, declarar o religioso como santo oficialmente.
Uma comissão liderada pelo vice-postulador e responsável pela causa no país, frei Jociel Gomes, entregou a extensa pesquisa realizada no Nordeste à Chancelaria da Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano. O parecer da fase final do processo sairá em dois anos.
O processo de canonização de frei Damião foi aberto oficialmente em 31 de janeiro de 2003, cinco anos após sua morte, como determina o direito canônico. Após a licença da Igreja para iniciar os estudos, começou a fase diocesana do processo, com recolhimento de depoimentos de testemunhas de pessoas que relataram milagres graças à interseção do frei. Essa fase é a mais importante do processo, já que inclui a pesquisa completa sobre vida e obras do postulante a santo.

Nesse período, duas comissões (uma histórica e outra teológica) foram criadas e saíram em busca dos relatos da vida pessoal e religiosa do frei pelo Nordeste. Em nove anos, dezenas de testemunhos de supostos milagres foram ouvidos e analisados por uma comissão. Na fase final, cinco dos milagres foram escolhidos como principais e apresentados como mais significativos ao Vaticano como prova da santidade do frei. Os relatos são mantidos em sigilo.
“A Igreja pede a apresentação de um milagre comprovado, alcançado através da intercessão do candidato à beatificação. Só valem milagres acontecidos após a morte dele. No decorrer da primeira etapa, recolhem-se relatos de graças ou curas extraordinárias. Forma-se outro tribunal canônico. Convocam-se testemunhas e médicos, para examinar as curas apresentadas", infromou o frei Jociel Gomes, em artigo no site oficial sobre a beatificação de frei Damião (http://www.freidamiaodebozzano.org/processo-de-canonizacao/).
Segundo Gomes, caso seja reconhecido um milagre do frei Damião, ele será beatificado. “Se uma cura for declarada inexplicável pela medicina atual e aprovada pela comissão dos teólogos, o candidato pode ser proclamado “beato” ou “bem-aventurado” e ser venerado na região onde viveu. Atualmente basta um milagre para a beatificação. Sendo constatado mais um milagre, o candidato é canonizado, ou seja, incluído no cânone ou lista dos santos oficiais da Igreja. Esta proclamação feita pelo papa significa que o candidato levou vida santa aqui na terra, está no céu e pode ser cultuado no mundo inteiro como santo”, disse.

O frei

Frei Damião nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898. Aos 33 anos de idade, deixou o país europeu para ser missionário no Nordeste brasileiro. O religioso dedicou os 66 anos de vida no Brasil para percorrer as cidades nordestinas, realizar missas e orações e ouvir confissões. Ao frei são atribuídas muitas graças alcançadas e milagres.
O frei morreu no dia 31 de maio de 1997, no Recife, após sofre um AVC (acidente vascular cerebral). Seu enterro, também na capital pernambucana, foi marcado pelas demonstrações de fé de milhares de fiéis, que foram ao sepultamento para se despedir do "andarilho de Deus".
Atualmente, o convento São Félix de Cantalice (onde estão os restos mortais do frei), no bairro do Pina, no Recife, abriga o Memorial de Frei Damião de Bozzano, com capela com o túmulo, museu com objetos que pertenceram ou fazem referência a ele e salão de apoio aos romeiros. O local é alvo de romarias todos os anos, principalmente no final dos meses de maio, que marcam a lembrança pela morte do religioso. 

Fonte:noticias.uol.com.br

domingo, 5 de agosto de 2012

42ª MISSA DO VAQUEIRO TARGINO GONDIM CANTA CREDO.mp4

TARGINO GONDIM CANTA CREDO

Creio em Deus Pai
pai tão generoso
pai tão generoso
...
caridoso Pai,
crio na minha gente
na terra e na semente
no amor que a gente sente
no amor que a gente dá.
Creio, creio
na luz da madrugada
nas chuvas, trovoadas
no céu bonito a prometer
creio, creio
no passo da boiada
que em meio a caminhada
descansa em meu viver.
Creio na esperança
nas minhas lembranças
vaqueiro e criança
o tempo a passar
creio na paisagem
de pobre pastagem
que ensina coragem
e como espera.
Creio na partida
amanhecida
nos campos a vida
a terra a chamar
creio nas enchentes
nos rios valentes
que faz do presente
sertão se alegrar.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SENADO ANALISARÁ FIM DE SALÁRIOS DE VEREADORES DE PEQUENAS CIDADES


Nas eleições de outubro, o brasileiro deverá eleger cerca de 59.500 vereadores nos mais de 5.500 municípios do país. Serão no mínimo nove, e, no máximo, 55 vereadores em cada cidade, dependendo do número de habitantes. O tamanho da população também determina o salário desses legisladores locais. O limite, hoje, vai de 40% do salário de um deputado estadual, em cidades menores, até 75% desses vencimentos em municípios com mais de 500 mil habitantes. Mas essa regra será rediscutida no Senado, por meio de proposta de emenda constitucional. O autor da proposta, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, quer acabar com o salário do vereador de cidades com até 50 mil habitantes. Além disso, ele propõe um teto salarial, que limitaria o gasto com as câmaras de vereadores a no máximo cinco por cento da arrecadação municipal. Cyro Miranda reconhece que acabar com o salário de todos os políticos reduziria a disputa de cargos públicos a candidatos ricos. Por isso, a saída, segundo ele, é adequar os gastos à capacidade do município:
(Cyro Miranda) Principalmente vereador, aquilo virou um emprego, e olha, dá pena, nós fizemos um levantamento e 80% dos municípios pequenos não aguentam pagar, e eles se reúnem lá e aumentam mais mil, dois mil, então você vê municípios que pagam 9 mil reais a um vereador municípios que não agüentariam pagar nenhum. É um absurdo. Então é isso, é o primeiro grau da escada, vamos sentir as reações.

(Repórter) O senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, defende o limite salarial para cargos públicos, mas não acredita no fim dos subsídios dos vereadores. Para Casildo, a saída deveria ser a combinação de dois tetos: o de cinco por cento da arrecadação municipal com um percentual do salário de deputado estadual:
(Casildo Maldaner) Em pequenos municípios cinco por cento, onde tem numa arrecadação pequena, não representa grande coisa, mas em municípios maiores, que têm uma grande arrecadação, os cinco por cento podem representar bastante que o executivo tem que repassar para a Câmara. Aí nós tínhamos que estipular um limite: por exemplo: não pode ultrapassar cinco por cento, mas se o cinco por cento dá um valor, não pode ultrapassar 40% do deputado estadual. Então aí também é um limitador.

(Repórter) Casildo Maldaner também defende a redução do número de vereadores, a começar pelas cidades pequenas, onde, em vez de nove, haveria sete cadeiras. A proposta de emenda constitucional de Cyro Miranda está na Comissão de Constituição e Justiça e nos próximos dias será conhecido o relator da matéria.


terça-feira, 31 de julho de 2012

VOTO BIOMÉTRICO EM TODO PERNAMBUCO ATÉ 2018

Até 2018, toda a população de Pernambuco será cadastrada para votar em urnas biométricas nas eleições. A proposta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) é chegar até aquele ano com 100% dos habitantes já incluídos no novo sistema, que será testado novamente neste pleito. 

No estado, moradores de 12 municípios foram cadastrados e precisarão apresentar a digital para escolher prefeito e vereador. A pretensão do TRE-PE, de acordo com o assessor da Corregedoria do tribunal, Orson Lemos, é estender a biometria a 50 cidades, incluindo o Recife.
Até o final do ano, segundo Orson Lemos, o presidente do TRE-PE, o desembargador Ricardo Paes Barreto, deve formalizar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a inclusão do Recife no cadastro biométrico. No último balanço do TSE, a capital possui mais de 1,6 milhão de eleitores. 

A meta é cadastrar essa população até 2014. Passada essa etapa, Olinda e Jaboatão dos Guararapes – ambas na Região Metropolitana – seriam as que têm maior quantidade de habitantes.

“Tratando da biometria, o desembargador Ricardo Paes Barreto vai a Brasília para formalizar de vez a inclusão do Recife. Se o TSE conseguir máquinas suficientes, a intenção é fazer o Recife. Queremos chegar à eleição de 2014 com 50 cidades já cadastradas”, adiantou Orson Lemos, em entrevista à Rádio Folha FM. “Quando terminar o Recife, fica apenas Olinda e Jaboatão, as cidades maiores, para terminar, assim como os municípios menores. Nosso prazo é até 2018, quando Pernambuco terá completado (o cadastramento biométrico”, acrescentou.

FREVO TOMA CONTA DOS PRINCIPAIS CARTÕES POSTAIS DE LONDRES NAS OLÍMPIADAS


A Abbey Road, o Piccadily Circus e a Tower Bridge, locais campeões de visitação de turistas em Londres, estão recebendo, desde o início das Olimpíadas, ações promocionais da cidade do Recife.

Ao som do frevo, atores, bailarinos e músicos surpreendem o público com performances espontâneas nos principais pontos de circulação de turistas. A cada apresentação, que dura em média cinco minutos, uma grande quantidade de pessoas, de vários países, param para acompanhar as apresentações recifenses.

Todos os músicos, bailarinos e atores vestem figurinos das delegações olímpicas ou se inserem em meio aos turistas. A ação é comandada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, e conta com direção musical do maestro Spok.
Fonte: blog do Inaldo Sampio

terça-feira, 24 de julho de 2012

MISSA DO VAQUEIRO,EM SERRITA, PE, EMOCIONA PARTICIPANTES


Ao som dos chocalhos e vestidos com roupas de couro, os sertanejos seguiram em uma grande cavalgada até o parque João Câncio, onde foi celebrada a missa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado em 1954. Ele era primo de Luiz Gonzaga e o crime teria ocorrido por inveja de um companheiro de profissão.
Há mais de 40 anos, a tradicional missa de Serrita reúne centenas de vaqueiros do Nordeste. Em cima dos cavalos, eles participam da celebração, rezam pedindo paz, saúde e agradecem as bençãos alcançadas.
A missa foi criada pelo padre João Câncio, Luiz Gonzaga e pelo poeta Pedro Bandeira, que relembra com saudade o tempo em que o rei do baião participava das celebrações.
No rosto de cada vaqueiro, é possível ver as marcas de uma vida de muito trabalho debaixo do sol forte do sertão, motivo de orgulho para eles.
Na hora do ofertório, os vaqueiros depositaram no altar, objetos do cotidiano e instrumentos usados no pastoreiro dos animais.
No fim da missa foram distribuídos aos vaqueiros queijo e rapadura, alimentos que fazem parte do dia a dia do homem da caatinga.
A missa, em Serrita, é realizada sempre no terceiro domingo de julho.
 

sábado, 21 de julho de 2012

MULHERES AINDA ENFRENTAM MACHISMO NA POLÍTICA DE PERNAMBUCO

O Brasil é presidido por uma mulher. Elas ocupam cargos do alto escalão nos três poderes, como postos em ministérios e a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar disso, em Pernambuco, elas ainda precisam superar o machismo para atuar. Segundo um levantamento parcial disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos 811 pedidos de candidatura a vereador no Estado, 583 foram feitos por homens - isto é, quase 72% - contra 228 solicitações das mulheres.
Grande parte dos pedidos de impugnação de candidaturas que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está analisando é referente ao fato de partidos ou coligações não terem apresentado o mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido por Lei.

Para o assessor da corregedoria do TRE Orson Lemos ainda impera uma tradição machista. "Eu não entendo bem o porquê disso. Talvez, seja porque as pessoas só vão a ambientes em que estejam familiarizadas, quando têm amigos no local, e muitas mulheres não tem amigos na política. As mulheres que estão na política hoje, geralmente, são convidadas por familiares", avalia.

Ao mesmo tempo, Orson acredita que as participações femininas tendem a crescer, já que ele observa uma grande quantidade de mulheres atuando nas alas jovens das legendas. "Por enquanto, acho que as mulheres preferem apostar nas carreiras acadêmicas".

Já a ex-deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) acredita que as famílias dos políticos priorizam investir nas candidaturas dos homens, colocando as mulheres apenas quando falta opção. "O que é uma coisa preocupante, porque muito ficha suja coloca a mulher para se candidatar e continuar governando".

Mas, na visão dela, o maior entrave para as mulheres participarem da política é na hora de captar recurso. "Há uma retração das mulheres porque a política está ficando cada vez mais cara e as mulheres não tem tradição de buscar recursos e lidar com dinheiro como ferramenta de trabalho. Fazer santinho, colocar cavalete na rua é caro", afirmou. Ela conta que precisou da ajuda do partido para bancar sua campanha e, mesmo assim, desembolsou a metade do valor aplicado pelos correligionários.

A tucana ainda avalia que o machismo no Recife é maior do que nas cidades do interior. "Qual partido grande colocou uma mulher para disputar as eleições deste ano no Recife? Enquanto que, em Caruaru, por exemplo, Miriam Lacerda tem grandes chances de ganhar. Acho que isto é porque no interior é mais barato fazer campanha". Miriam é candidata pelo DEM no município do Agreste pernambucano.

Presidente estadual do PPS e vice na chapa de Daniel Coelho (PSDB) na disputa pela Prefeitura do Recife, Débora Albuquerque (foto) lembra que as várias tarefas que uma mulher tem diariamente, como ser mãe, dona de casa e manter a boa aparência, dificulta a atuação na política. "Para conseguir espaço na política, precisamos de muito tempo disponível e nem sempre temos por causa das outras tarefas que assumimos e não conseguimos delegar para outras pessoas muitas vezes", opina.
Fonte: www.pbacontece.com.br

OPERAÇÃO LEI SECA ATÉ DOMINGO EM SERRITA

Motoristas vão receber orientação durante festejos da Missa do Vaqueiro

Devido à tradicional Missa do Vaqueiro, que acontece desta quarta-feira (18) até o próximo domingo (22), na cidade de Serrita, Sertão do Estado, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), irá instalar a Operação Lei Seca (OLS) na localidade. A ação tem o intuito de fiscalizar e orientar os motoristas durante o festejo. Na ação, vai participar uma equipe de 11 profissionais, sendo quatro policiais militares, quatro agentes de trânsito e três técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Um grupo vai visitar locais públicos, bares, restaurantes e instituições de ensino para distribuir folhetos explicativos e bafômetros descartáveis, esclarecendo sobre os objetivos da Operação. À noite, serão montados pontos de bloqueios nas principais vias da cidade. A frota de motocicletas nos sete municípios que compõem a VII Gerência Regional de Saúde (Geres) – Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Serrita, Terra Nova, Verdejante e Salgueiro (sede) - soma mais de 16 mil motos. No ano de 2010, a VII Geres registrou 14 óbitos por acidente de moto.

Fonte: Folha-Pe/Cotidiano

terça-feira, 17 de julho de 2012

PESQUISA FOLHA/TV GLOBO: HUMBERTO ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR


Petista lidera com 40% das intenções de voto no cenário estimulado. Mendonça Filho aparece com 20%, Daniel Coelho fica com 9% e Geraldo Julio, 5%

O candidato do PT à Prefeitura do Recife, Humberto Costa, larga na frente na primeira pesquisa Folha/TV Globo/Ibope. O petista lidera com 40% das intenções de voto no cenário estimulado, no qual são apresentados os nomes de todos os prefeituráveis aos eleitores entrevistados. Neste mesmo quadro, aparece Mendonça (DEM) com 20% na preferência do eleitorado, seguido por Daniel Coelho (PSDB) e Geraldo Julio (PSB), ocupando o terceiro e o quarto lugar na briga pela PCR, com 9% e 5% das citações, respectivamente.

Os candidatos Esteves Jacinto (PRTB), Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) não foram além de 2% das menções de voto na Capital pernambucana. No universo de entrevistados que declararam a intenção de votar em branco ou nulo, aparecem 14%, enquanto 7% dos consultados estão indecisos ou preferiram não responder.
Na pesquisa espontânea, na qual os eleitores não têm acesso aos nomes dos candidatos, chama atenção o número de pessoas que ainda não sabem em quem votar (57%), enquanto 17% declaram votar em branco ou desejam anular o voto.

Neste cenário significativo, o candidato petista Humberto Costa foi o mais lembrado, com 11% das citações. O democrata Mendonça Filho tem 4%, enquanto os demais postulantes não passaram dos 2% nas menções do eleitorado ouvido pelo Ibope. Ainda na espontânea, 6% dos consultados citaram outros nomes que estão fora da disputa municipal deste ano.

Metodologia
O Ibope ouviu 805 pessoas no Recife entre os dias 12 e 14 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o número PE – 00046/2012.
Fonte:Folha-Pe/Política

 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

SERRA TALHADA - EXPOSERRA MOVIMENTA ECONOMIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Entre os dias 12 e 14 de julho, o município de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, sedia a 13ª edição da ExpoSerra, já consolidada como um dos maiores eventos de negócios da região. A Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae em Pernambuco é um dos destaques da programação, que conta ainda com a Feira do Empreendedor Individual e palestra sobre a interiorização do desenvolvimento de Pernambuco.

O evento, que acontece no Parque de Exposições da cidade, tem o objetivo de vender e expor marcas e produtos durante a feira. Para isso, vai reunir, em um espaço de 8 mil m², 250 estandes, com 65 empresas expositoras. A entidade de apoio às micro e pequenas empresas estará presente em uma área de 200 m², onde promoverá a Feira do Empreendedor Individual, um espaço para apresentar casos de sucesso de empreendedores formalizados na categoria. Na ocasião, eles terão oportunidade de divulgar o trabalho para realizar negócios.

No estande institucional haverá também exposição de artesanato, produzido por associações apoiadas pelo Sebrae, e uma mostra de produtos do projeto Comércio Brasil, rede de agentes de mercado que atuam na identificação de novos canais de comercialização. A entidade realiza ainda, no dia 13, palestra sobre a interiorização do desenvolvimento de Pernambuco, em parceria com a AD Diper e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

Rodada

No dia 14, o destaque da programação fica por conta da Rodada de Negócios, ação cujo objetivo é promover aproximação comercial entre empresas vendedoras, de diversos segmentos, e compradoras de Pernambuco e de outros estados do Brasil. Para esta edição, o Sebrae ampliou a ação, com a previsão de 100 empresas participantes da rodada, número maior do que o registrado em 2011, mostrando o crescimento da economia da região e a consolidação do evento. A expectativa em relação ao volume de negócios é que sejam gerados R$ 800 mil durante o evento e R$ 3 milhões em negócios futuros.

AGROEX - SERRA TALHADA SE TRANSFORMA NA SEDE DA PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO LOCAL

Nesta quinta-feira (dia 12), o município de Serra Talhada irá se transformar na sede da promoção das exportações do agronegócio pernambucano com a realização do AgroEx - Seminário do Agronegócio para Exportação. O evento, que acontece na Câmara dos Vereadores do município, é voltado para produtores rurais e seus sindicatos, associações rurais, cooperativas, agroindústrias e distribuidoras, entre outras.

O objetivo do AgroEx é disseminar informações estratégicas para exportação do agronegócio, ao mesmo tempo em que busca a maior integração das cadeias produtivas com potencial de exportação no estado. A expectativa é que o seminário, que tem entrada gratuita, atraia um público estimado em 350 participantes.

  
Em discussão, temas como desafios e oportunidades do agronegócio nacional, principais exigências sanitárias e fitossanitárias, sustentabilidade e aspectos relevantes do processo exportador, entre outros. Haverá ainda espaço para a apresentação de caso de sucesso no setor de exportação de frutas e palestra sobre vantagens comparativas e competitivas da fruticultura irrigada e da piscicultura em Barragem de Serrinha, uma das maiores do estado e localizada em Serra Talhada.

Criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o AgroEx tem coordenação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Ad Diper), que possui apoio de entidades como o Sebrae em Pernambuco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Correios, Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e Prefeitura de Serra Talhada, entre outros.

Os interessados podem se inscrever no dia do seminário ou por meio do endereço eletrônico: www.agricultura.gov.br/internacional.

Fonte:blog do Fredson Paiva

terça-feira, 10 de julho de 2012

FÁTIMA CANEJO CITADA NO PROGRAMA DE JÔ SOARES

PSB SELA A PAZ COM O GOVERNO EM JANTAR COM DILMA

Depois de três horas de reunião no Palácio da Alvorada, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deixou o local ontem à noite anunciando que "a paz está selada" e que não há a menor intenção de envolver a presidente Dilma Rousseff em um debate sobre eleições municipais.

"A presidente disse muito bem que não é para confundir uma eleição municipal com um projeto nacional, onde somos aliados e estamos do mesmo lado há muitos anos e todos reafirmamos o desejo de permanecer assim", declarou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que participou do jantar, e falou em nome da presidente Dilma.

Paulo Bernardo disse ainda que na conversa até tentaram mapear onde os problemas foram iniciados, mas reconheceu que existem "queixas de todos os lados". Contou também que na conversa eles concluíram que o momento não é de "ficar desfiando os problemas", lembrou que "o PSB foi o primeiro partido a apoiar Fernando Haddad (candidato do PT à Prefeitura de São Paulo) em um momento que parecia que iríamos ficar isolados", que é "muito mais sensato o que aconteceu aqui" e reiterou que entendimento é que "a aliança nacional se sobrepõe à questão local". A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também participou do jantar onde estava presente ainda o governador do Ceará, Cid Gomes.

Os problemas envolvendo o PT, partido da presidente, e o PSB se agravaram quando os aliados romperam a aliança nas disputas das eleições para as prefeituras de Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, levando os dois partidos a lançarem candidaturas próprias e a surgirem notícias a movimentação do partido estava ligada à intenção do governador pernambucano em se cacifar para sair candidato ao Planalto em 2014. Em resposta a estas ilações, Eduardo Campos anunciou apoio do PSB à reeleição da presidente Dilma.
"Nossa tarefa é ajudá-la a fazer um grande governo e poder ser reeleita", disse o governador pernambucano, assegurando que a presidente Dilma "tem esta prerrogativa (de disputar as eleições em 2014)". E emendou: "nós não entendemos como o PSB, a esta altura, vai colocar uma candidatura se não existe esse campo político e se nós fôssemos ter uma candidatura, nós deixaríamos o governo hoje e passaríamos a dizer à sociedade brasileira qual é a divergência que nos separa da presidente Dilma."

Inimigo oculto
Para Campos, esta intriga está sendo criada por quem quer "vender à presidente Dilma um inimigo oculto, criar e fabricar um inimigo, para, em troca, querer oferecer um apoio fisiológico e atrasado". Depois de destacar que o PSB é um partido que "tem identidade histórica", trabalha "sem submissão" e "não somos um partido satélite", Campos afirmou ainda que o partido "soma e não divide" e que a presidente "sabe quem somos nós, de onde nós viemos, qual é o conteúdo da relação".

Questionado se fazia referência ao PMDB, o governador se esquivou: "vocês sabem quem são, vocês falam todos os dias com eles." Em seguida, Eduardo Campos alfinetou: "eu tenho certeza que ela confia mais no PSB do que em outros aliados que ficam vendendo a toda hora na imprensa que o PSB é inimigo da presidente Dilma."

Sobre a intenção de os partidos aliados usarem a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas campanhas pelo país, Eduardo Campos sentenciou: "uma liderança do tamanho de Lula não pode ser puxada para qualquer disputa municipal, sobretudo quando tem pessoas que acompanharam de um lado e de outro." Para Campos "isso é um desserviço ao Brasil".
E completou: "Lula é uma liderança que está acima dos partidos. É maior do que o PT, maior do PSB, PC do B e PDT juntos. Lula é uma referência do povo e não pode transformar o Lula em um instrumento de lutas politicas passageiras."

Segundo Eduardo Campos, "não interessa ao PSB ou à presidente Dilma criar qualquer crise ou qualquer dificuldade". E emendou: "a presidente tem claro que o PSB é um partido de primeira hora, é um aliado correto, que traz conteúdo positivo para o seu governo e que o objetivo do partido é ajudá-la a fazer um grande mandato para poder ser uma candidata em 2014 com apoio do PSB".

O governador pernambucano fez questão de ressaltar que o PSB estava "satisfeito" com tratamento dado ao partido por Dilma. "O PSB tem estado ao lado da presidente Dilma nas votações mais difíceis que ela enfrentou como Código Florestal e DRU e temos uma enorme simpatia pela forma dela governar. Além disso, ela tem ouvido os governadores e a direção do PSB. Portanto, não temos nenhum motivo para reclamar da atenção e do zelo da presidente Dilma com o PSB". Ele reiterou ainda que por isso mesmo, "não vamos trazer para o plano estadual ou nacional as divergências de um plano aqui, outro acolá".
Fonte: Diário.com

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ALIADO DE HUMBERTO DIZ QUE EDUARDO SE ALIOU A JARBAS PARA DERROTAR LULA

 Em dois textos publicados no seu blog e no seu perfil no Facebook, o petista aliado do senador Humberto Costa - candidato do PT à Prefeitura do Recife - e ex-presidente da CUT, Jorge Perez, fez duras críticas ao governador Eduardo Campos (PSB) por causa do rompimento do socialista com o PT no Recife. Segundo Jorge, Eduardo "faz um discurso falso" para justificar a candidatura do seu ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Júlio (PSB) e se aliou ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para derrotar Lula.

"Todo mundo sabe que Eduardo Campos teve participação direta nas disputas e crise interna do PT. As prévias do PT foram incentivadas pelo governador através do apoio e incentivo de um dos pré-candidatos, que por acaso era seu Secretário de Governo.

Ajudou a acirrar a divisão interna, fingindo-se de imparcial. Ou seja, usou uma velha arma da política: dividir o adversário para governar", avalia no texto. E provoca: "Em Caruaru, o PDT se dividiu e o PSB não "tomou atitude" de lançar um candidato seu".
Jorge Perez, que é candidato a vereador na capital pernambucana, apoiou o prefeito João da Costa na briga interna petista, mas nos últimos dias aceitou subir no palanque de Humberto Costa. Ele lembrou que, em 2006, apesar de Humberto ter disputado o Governo do Estado, "Lula não virou as costas para Eduardo com a consciência que a principal tarefa era derrotar Jarbas. Hoje Eduardo Campos se alia a Jarbas para derrotar Lula".

O petista também acusou o governador de trabalhar contra o governo federal. "E mais, [EDUARDO]diz que sempre ajudou e ajuda a presidente Dilma. Pergunto: participar do governo federal e apoiar governos estaduais de forte oposição ao nosso governo federal (SP, MG, SC e outros) é ajudar Dilma?".
Leia os textos na íntegra:

O Governador Eduardo Campos faz um discurso falso para justificar a candidatura do PSB em Recife. Diz que teve paciência e esperou até onde pode o PT se resolver.

Não é bem assim. Todo mundo sabe que Eduardo Campos teve participação direta nas disputas e crise interna do PT. As prévias do PT foram incentivadas pelo governador através do apoio e incentivo de um dos pré-candidatos, que por acaso era seu Secretário de Governo. Ajudou a acirrar a divisão interna, fingindo-se de imparcial. Ou seja, usou uma velha arma da política: dividir o adversário para governar. Infelizmente, apesar dos reiterados avisos, uma parcela do PT reforçou este jogo que foi usado pelo Palácio do Campo das Princesas, fazendo a campanha interna das prévias contra o prefeito do PT.

Agora, na disputa pela prefeitura, para defendermos a continuaçao do  modo petista de governar, amplamente aprovado pela cidade, devemos desnudar este discurso do governador.

Lembrar que em 2006, apesar de haver uma candidatura petista para governador, Lula não virou as costas para Eduardo com a consciência que a principal tarefa era derrotar Jarbas Vasconcelos. Que em 2010 Lula ajudou a derrotar os candidatos ao senado de Jarbas Vasconcelos para Eduardo ter dois senadores eleitos ao seu lado.

Hoje Eduardo Campos se alia a Jarbas para derrotar Lula.

Sabemos que o PT cometeu erros se digladiando internamente, mas nada, absolutamente nada, justifica o PSB romper com o PT.
Em Caruaru o PDT se dividiu e o PSB não "tomou atitude" de lançar um candidato seu.

Por isso digo: é preciso mudar o modo de fazer política neste país. A política tem que ser um instrumento de emancipação do povo, deixando de ser um instrumento de sua dominação.
 
Quero aqui esclarecer uma coisa. Não sou defensor da tese de que um partido deve se eternizar no governo. A alternância no poder é salutar e bom para a democracia, inclusive num regime socialista. No Brasil sempre tivemos uma sociedade autoritária, com uma elite política e econômica retrógrada que quando preciso, e isto aconteceu várias vezes, utilizou-se de regimes ditatoriais para impedir mudanças democráticas significativas.

Conquistamos o direito de voto. Todos os governos, em qualquer nível, são eleitos pelo povo. Porém ainda não construímos um regime democrático com instituições realmente representativas da vontade popular. As principais instituições políticas e o sistema político ainda não sofreram uma reforma que consolidasse a democracia representativa e participativa.

Estamos ainda num momento em que os partidos políticos da esquerda democrática precisam derrotar os partidos conservadores (que não querem mudanças no sistema político). E além, e mais importante, do que ganhar eleições, os partidos da esquerda democrática precisam, em unidade política, construir uma hegemonia política na sociedade, avançando a organização autônoma da sociedade e a consciência política do povo.      Ganhamos eleições municipais, estaduais e nacional, mas a maioria da sociedade tem uma consciência política conservadora. Consciência conservadora alimentada pelos partidos anti governos Lula e Dilma, por governos como de São Paulo, pelas igrejas, pelo judiciário, etc. Na última eleição presidencial vimos como o Serra utilizou esta consciência conservadora para levar a eleição ao segundo turno.

Vivemos um momento político onde a alternância no governo entre os partidos da esquerda democrática não podem se dar com alianças com a direita que combate nosso projeto para derrotar partidos do campo democrático. Podemos disputar eleições entre nós, mas sem utilizar da direita anti-Lula e Dilma como Jarbas Vasconcelos.

Vamos citar um exemplo de como devemos proceder: no Piauí o PT governou por dois mandatos, no terceiro foi feito um acordo para o PSB encabeçar a chapa e o PT ficar na vice, sem golpes.

Isto poderia acontecer no Recife? Poderia. Mas o governador optou por outro caminho. Acirrar a divisão dentro do PT alimentando e apoiando a candidatura de Maurício Rands. Fingiu neutralidade, dizia que apoiaria qualquer candidato que o PT decidisse, mas fez exatamente o contrário. Atuou para enfraquecer o aliado de esquerda e aliou-se com o principal inimigo (Jarbas Vasconcelos) para derrotar quem dizia ser seu aliado.

E mais, diz que sempre ajudou e ajuda a Presidente Dilma. Pergunto: participar do governo federal e apoiar governos estaduais de forte oposição ao nosso governo federal (SP, MG, SC e outros) é ajudar Dilma?

O PSB não pensa estratégicamente em construir uma hegemônia social de esquerda democrática para avançar nas reformas políticas. O PSB pensa em conquistar governos e mantê-los usando e fortalecendo as instituições políticas sem reformá-las.

Em Pernambuco Eduardo Campos trabalha isso com uma obsessão carlista. Parece estranho esta afirmação? Então vejamos.
Eduardo Campos trabalha com popularidade e não com organização política da sociedade. Domina a Assembléia Legislativa com os velhos instrumentos de cooptação. Interfere ou tem parcela significativa de controle no TCE, no TRE, no TJPE e agora até no TCU com a eleição de sua mãe (aliás com o equivocado apoio do PT). Exerce, com o poder de governo, uma influência forte na imprensa.

Isto não lembra o método que ACM usou durante muito tempo na Bahia?

Por tudo isso que eu digo que não estou simplesmente questionando a postura do PSB em Recife. Sei que nós petistas temos responsabilidades nesta situação local, até porque de uma forma ou de outra uma parte de companheiros nossos acabaram fortalecendo o jogo de Eduardo Campos ao apoiarem o pré-candidato petista nas prévias que atuou fortemente na desconstrução do governo petista no Recife. Lembram daquela afirmação de Maurício Rands: "vou levar o modelo de gestão de Eduardo para a prefeitura"?

Não quero agora fazer balanço dos nossos erros (faremos depois das eleições), mas hoje está confirmado que Maurício Rands era o plano A de Eduardo para controlar o PT. Como não funcionou, teve que recuar de sua afirmação de que apoiaria qualquer candidato que o PT definisse e romper a aliança.

Dentro desta estratégia de combater uma candidatura petista, é bom lembrar, o movimento de Fernando Bezerra Coelho transferir seu título para Recife no início do ano. Alí já estava sendo gestado o plano de derrotar o PT.

Estou querendo empurrar o PSB para a oposição? Não, até porque como demonstra sua atuação em vários estados importantes ele já está com os pés lá. Precisamos fazer este debate com a sociedade e a base do PSB exatamente para empurrá-lo de volta ao campo democrático e popular.
Fonte: blog de Jamildo