terça-feira, 30 de julho de 2013

SERRITA APRESENTOU BAIXO DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDHM) de 0,595



O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou hoje (29) os dados do Atlas Brasil 2013, que apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios. O índice considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma cidade:  o IDHM é constituído da avaliação de critérios relacionados à saúde, educação e renda.
Em termos numéricos o índice é calculado de zero a um -  0 significa nenhum desenvolvimento humano, e 1, desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município.

Acesso à educação

A escolaridade é outro critério que compõe o IDHM. O acesso à educação é medido pela média de anos de educação de adultos e pela expectativa de anos de escolaridade para crianças. O IDHM Escolaridade tem a maior distorção entre os municípios. Melgaço (PA) tem índice quatro vezes pior que Águas de São Pedro (SP), que apresenta o melhor resultado. A cidade paraense está no final da lista com outros quatro municípios do Norte. E, novamente, os melhores aparecem estão no Sul e Sudeste.

O município de Serrita/PE no sertão central apresentou o IDHM menor do que todos seus municípios vizinhos:


Serrita IDHM =0,595..................baixo desenvolvimento humano
Salgueiro IDHM= 0,699............... médio desenvolvimento humano
Moreilândia IDHM= 0,600.............médio desenvolvimento humano
Cedro IDHM= 0,615.................... médio desenvolvimento humano
Parnamirim IDHM= 0,599.............baixo desenvolvimento humano
terra Nova IDHM= 0,599...............baixo desenvolvimento humano

Jardim-CE IDHM=0,614................. médio desenvolvimento humano

A preocupação do prefeito de Serrita Carlos Cecílio/PSD é manter a cidade limpa e asfaltada

 Fonte:Programa das Nações Unidas
Fátima Canejo

PREFEITO DE SERRITA CAUSA TUMULTO AO DENUNCIAR PAREDÃO



Como sabemos tornou-se tradição em Serrita o “PONTO DE ENCONTRO” da juventude e dos turistas que visitam a Capital do Vaqueiro. No domingo, logo após a Missa de encerramento, a Avenida Coronel Chico Romão fica lotada de pessoas nas barracas de bebidas e comidas típicas do sertão, tudo isso ao som do famoso “PAREDÃO”. É um momento de descontração, alegria e de despedidas da maior festa do sertão que acontece uma vez por ano. Infelizmente, neste ano, a tradição não foi mantida, pois o prefeito da cidade Carlos Cecílio/PSD usando e abusando do poder que comprou através do voto, cometeu mais uma arbitrariedade denunciando ao promotor da Comarca de Serrita, que ali, estava havendo muito barulho e um alto consumo de bebida alcoólica, pondo em risco a vida de pessoas. O promotor deu ordem para acabar com o evento e imediatamente 5 viaturas da polícia chegaram ao local para executar a ordem. Houve muita revolta ao ponto do proprietário do PAREDÃO ser preso, causando constrangimento para todos e principalmente para a juventude de Serrita que ficou decepcionada com a atitude do prefeito. Houve muitos protestos e os turistas foram embora acabando assim com o direito e a liberdade do cidadão. Muitos ficaram indignados e foram para a delegacia protestar. Dr. Arraes saiu em defesa do proprietário do PAREDÃO e foi até a delegacia procurar contornar a situação para evitar um maior constrangimento.Pergunto: Qual será a impressão que os turistas levaram da CAPITAL DO VAQUEIRO?


Mais uma vez, o prefeito dá um tiro no pé e logo após presenciar a revolta do povo, alguns assessores andaram espalhando que ele não tinha nada a ver com isso, transferindo a culpa para o PROMOTOR. Pode?

Esta atitude do prefeito além de arbitrária, também teve um motivo, ele promoveu uma festa na FENESE com o cantor Danilo Pernambucano e com certeza sua festa iria passar despercebida, pois a juventude prefere o som do PAREDÃO ao ar livre, e o prefeito como sempre, querendo chamar a atenção de todos para sua pessoa, satisfazendo seu ego doentio.
Analisando o fato ocorrido, deixo aqui um lembrete para a juventude de Serrita e peço que fique ligado nos acontecimento do ano que vem com a famosa ELEIÇÃO para presidente, senador, governador, deputado estadual e federal. A HORA É ESSA de dizer o que sente e confirme seu protesto nas URNAS. Leia um trecho da entrevista dada pelo prefeito Carlos Cecílio: “Meu deputado estadual na eleição passada foi LEONARDO DIAS (PSB), filho do conselheiro Romário Dias”. Isso não muda, continuo com Romário. Para onde ele for eu vou também. Na disputa de deputado federal eu também continuo contando com o deputado FERNANDO FILHO (PSB).
APROVEITE E DÊ O TROCO. O FUTURO DE SERRITA PERTENCE À JUVENTUDE.

ACORDA SERRITA!
Fátima Canejo

Fotos: Fabinho Gomes e Antonio Carlos Sampaio
 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

EM SERRITA CAPIM BROTA DO ASFALTO




Na Capital do Vaqueiro onde tudo se respira ASFALTO, na Rua Major Antônio Rufino que abriga as sedes das ONGs RADAR e CIBEM tem capim  brotando do asfalto! A obra que teria duração de 90 dias, conforme placa publicitária do Governo do Estado fixada próximo ao Pe. Cícero foi concluída em 11 dias. Os resultados já começaram aparecer. Os animais que passeiam nas noites iluminadas de Serrita, agradecem.
ACORDA SERRITA!

Fátima Canejo

ONGs FAZEM PROTESTO DURANTE MISSA DO VAQUEIRO





As Ongs Radar e Cibem promoveram mais um protesto em Serrita, desta vez no dia do encerramento da 43ª Missa do Vaqueiro. A manifestação intitulada “A CAPITAL DO VAQUEIRO GRITA: CHEGA DE CORRUPÇÃO” foi pacífica e durou cerca de 4 horas na localidade de  Ipueira.  Ao invés de bloqueio, as ONGs optaram por fazer retenção. A cada 7 veículos era interditada a pista, entregava-se um panfleto ou um exemplar do Jornal Folha do Sertão que noticia as facetas da corrupção em Serrita. Em seguida, os veículos eram  liberados.




Fátima Canejo
Fonte: Ong Radar
Fotos: Ong Radar

O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS/PSB CANCELA IDA À MISSA DO VAQUEIRO



No último domingo (28), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), acabou cancelando a sua presença na tradicional Missa do Vaqueiro. O socialista tinha a tradição de marcar presença no evento.
Coincidência ou não, um protesto de ONGs estaria programado por melhorias na área de Saúde. Na última visita que o governador fez à região, ele foi surpreendido por manifestações semelhantes. A assessoria do governo, contudo, nega que o cancelamento tenha motivações políticas, embora não informe a razão da desistência.
Fonte: Folha de Pernambuco

DESPEDIDA DO PAPA FRANCISO


O Papa Francisco despediu-se do Brasil na noite deste domingo (28) após discursar na Base Aérea do Galeão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse.
Francisco embarcou para Roma às 19h21. No Brasil, desde segunda-feira (22), ele cumpriu uma intensa agenda de eventos e pediu empenho na renovação da Igreja. O motivo principal da visita foi a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que chegou a reunir 3,5 milhões em Copacabana, segundo a organização. E foi em um dos eventos na praia que o Papa anunciou que a próxima JMJ será em 2016 na Cracóvia, Polônia.

 No discurso de despedida, o Papa disse que já está com saudades, agradeceu aos voluntários e lembrou de locais que visitou durante a estada no país. Antes, rumo ao Galeão, fez um sinal de coração com as mãos aos fiéis (Assista no vídeo ao lado).

"Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes. Essas, estou certo, se tornarão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração, este povo tão amoroso", agradeceu Francisco. (Leia a íntegra ao final)

 "Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha. Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades", afirmou o pontífice, que foi aplaudido.

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que o Papa “não encantou apenas os jovens”. “Voltou a despertar a fé em todos os brasileiros”, disse. “Um verdadeiro evangelizador, como Cristo. (...) Quando voltar ao Brasil, ao que me parece, em 2017, não precisará bater nas portas, porque elas estão permanentemente abertas.”

Francisco novamente reiterou o pedido para que os fiéis rezem por ele. "O Papa vai embora e lhes diz 'até breve', um 'até breve' com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!", concluiu.

Francisco no Brasil

Em uma semana no Brasil, o Papa Francisco reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro e em Aparecida, interior de São Paulo, durante a JMJ 2013. Carismático, bebeu mate, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.

Aos jovens voluntários da Jornada, no Riocentro, pediu coragem de "ir contra a corrente" e de "ser felizes", em seu último evento público antes de partir para Roma. E encerrou: "Rezem por mim".
"Não podia regressar a Roma sem antes agradecer, de modo pessoal e afetuoso, a cada um de vocês pelo trabalho e dedicação com que acompanharam, ajudaram, serviram aos milhares de peregrinos, pelos inúmeros pequenos detalhes que fizeram desta Jornada Mundial da Juventude uma experiência inesquecível de fé", afirmou Francisco.

O Papa disse que "na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas 'para sempre', uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã".
"Eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!", pediu o Papa Francisco, aplaudido pelos jovens.

Bispos na periferia

Antes, durante encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), e afirmou aos bispos que eles devem fugir de diversas tentações, entre elas, o funcionalismo, e devem focar seu trabalho de evangelização nas periferias.

"Gosto de dizer que a posição de um discípulo missionário não é de centro, mas de periferia", afirmou Francisco. Ele disse ainda que se colocar como "centro" é uma tentação que descaracteriza a Igreja, que se transforma em uma ONG.
O encontro tratou da importância dos missionários na América Latina. Segundo o Papa, o “funcionalismo” é outro problema, que pode ser “paralisante”. "Peço que não se ofendam, mas creio que estamos muito atrasados", disse o Papa Francisco, ao falar sobre o trabalho das pastorais na América Latina.

Francisco fez questionamentos sobre o papel da Igreja e perguntou se agentes pastorais e fiéis se sentem parte dela. Em seguida, o Papa tratou da forma como evangelizar. "A pastoral é, em última instância, o exercício de maternidade da Igreja", disse.
O Papa afirmou que o papel dos bispos deve ser de "padres irmãos, pacientes e misericordiosos e homens que amem a pobreza", que não sejam ambiciosos e não tenham "psicologia de príncipes". Para o Papa, os bispos devem manter seu povo unido e cuidar da esperança dele.

Último dia no país
A última missa do Papa Francisco reuniu 3,5 milhões de pessoas em Copacabana durante a manhã, segundo os organizadores. Francisco pediu aos jovens que façam discípulos em todas as nações e transmitam a experiência vivenciada na Jornada Mundial da Juventude a outras pessoas. Ele voltou a dizer que é preciso ir sem medo para servir. "Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes", afirmou.
"A experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês. Seria como cortar o oxigênio a uma chama que arde. A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história", disse o religioso.

'Saiam às ruas!'

No sábado (27), o pontífice engrossou o discurso político contra a desigualdade, pela aproximação dos mais pobres e pediu que jovens de todo o mundo, aqueles que querem ser "protagonistas da mudança", "sigam superando a apatia" de forma "ordenada e pacífica": "Saiam às ruas!", disse Francisco.
O pontífice falou também sobre Estado laico, que, de acordo com ele, é "favorável à pacífica convivência entre religiões diversas". O Papa começou o sábado com uma missa a bispos e padres na Catedral Metropolitana de São Sebastião, seguido de reunião com representantes da sociedade civil, quando discursou. Ele encerrou a maratona falando aos peregrinos, que tomaram completamente a Orla de Copacabana. Por volta das 6h30 deste domingo (28), o Papa Francisco postou no twitter uma mensagem para se dirigir aos jovens em linguagem bem informal: "Queridos jovens, sejam verdadeiros 'atletas de Cristo'! Joguem no seu 'time'!

Despedida
Leia a íntegra do discurso de despedida do Papa:

"Senhora Presidenta da República,
Distintas Autoridade Nacionais, Estaduais e Locais,
Senhor Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro,
Senhores Cardeais e Irmãos no Episcopado,


Queridos Amigos!
Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco.
Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha. Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades.

De modo particular agradeço à Senhora Presidenta, por ter-se feito intérprete dos sentimentos de todo o povo do Brasil para com o Sucessor de Pedro. Cordialmente agradeço a meus Irmãos Bispos e seus inúmeros colaboradores por terem tornado estes dias uma celebração estupenda da nossa fé fecunda e jubilosa em Jesus Cristo. Agradeço a todos os que tomaram parte nas celebrações da Eucaristia e nos restantes eventos, àqueles que os organizaram, a quantos trabalharam para difundi-los através da mídia. Agradeço, enfim, a todas as pessoas que, de um modo ou outro, souberam acudir às necessidades de acolhida e gestão de uma multidão imensa de jovens, sem esquecer de tantas pessoas que, no silêncio e na simplicidade, rezaram para que esta Jornada Mundial da Juventude fosse uma verdadeira experiência de crescimento na fé. Que Deus recompense a todos, como só Ele sabe fazer!

Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias! Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação; não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários. A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho. Foi Ele que viemos buscar nestes dias, porque Ele nos buscou primeiro, Ele nos faz arder o coração para anunciar a Boa Nova nas grandes metrópoles e nos pequenos povoados, no campo e em todos os locais deste nosso vasto mundo. Continuarei a nutrir uma esperança imensa nos jovens do Brasil e do mundo inteiro: através deles, Cristo está preparando uma nova primavera em todo o mundo. Eu vi os primeiros resultados desta sementeira; outros rejubilarão com a rica colheita!

O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se a Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado Santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros. Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade.
O Papa vai embora e lhes diz “até breve”, um “até breve” com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!"
Fonte: JMJ

MORRE FREI FERNANDO ROSSI, QUE TRABALHOU COM FREI DAMIÃO


O Frei Fernando Rossi, fiel escudeiro de Frei Damião por mais de 50 anos, faleceu na tarde deste domingo (28), na cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas, aos 94 anos. Frei Fernando sofria de problemas cardíacos, já tendo passado por cirurgia, e estava internado desde quarta-feira no Hospital Regional Santa Rita.

No sábado, seu quadro piorou e ele foi transferido para a UTI. O sepultamento será realizado na comunidade de Vila São Francisco, no município Alagoano de Quebrangulo. A data e a hora ainda não haviam sido definidos, até a noite de ontem.

Nascido na Itália no ano de 1918, Frei Fernando veio para o Brasil em 1946 e, na década de 50, começou a trabalhar com Frei Damião. Logo tornou-se seu secretário, organizando sua agenda e seus compromissos durante as peregrinações pelo Nordeste. Só foi morar em Alagoas após a morte de Frei Damião, em 1997.

“Ele sempre foi muito dedicado a Frei Damião, muito do sucesso das missões de Frei Damião se deve ao trabalho e ao companheirismo de Frei Fernando. Muitos frades não estavam dispostos a seguir o ritmo de acordar cedo e dormir tarde”, disse o vice-postulador da causa de Frei Damião, Frei Jociel Gomes.

Para o Frei Francisco Barreto, provincial dos capuchinhos do Nordeste, sua grande mensagem foi do companheirismo de dedicação. “Ele nunca teve tempo de ser vigário ou assumir outra missão devido ao trabalho com Frei Damião”, declarou.
Fonte: Jornal do Commercio

sábado, 27 de julho de 2013

LIVRO RECONTA A HISTÓRIA DA MISSA DO VAQUEIRO

Jornal do Commercio/Caderno C/27/07/2013
Latim nem pensar. Maria, Joaquim, Lurdes, Antônio, crianças, adultos e velhos rezam “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, sob um sol infernal, uma oração de louvor e pedido de proteção. Mas não rezam em latim. O Pai Nosso é um aboio, é em repente, em versos. Em Serrita, a 540 quilômetros do Recife, a Missa doVaqueiro, que acontece amanhã, às 10h, é símbolo de fé e de tradição popular.

Foi recolhendo imagens, histórias e depoimentos de quem lida com este universo que se criou o livro Missa do Vaqueiro – 40 anos, lançado hoje, na cidade, às 19h. Na ocasião, também acontece a apresentação do CD Rezas de sol para a Missa do Vaqueiro, uma reedição dos cânticos que são trilha sonora da cerimônia, agora gravados em ritmo de forró pé de serra, com produção musical de José Milton.
Os dois trabalhos (ambos financiados pelo Funcultura) marcam as comemorações de quatro décadas de festa – completados em 2012 –, que começou como uma homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado brutal e misteriosamente numa emboscada em plena caatinga. “Há alguns anos, eu vinha pensando num projeto para dar visibilidade à missa. Então surgiu a idéia de criar o livro. Um livro que pudesse falar do vaqueiro, da história da missa e trazer também para discussão a musicalidade que tem papel fundamental no evento, e tem como aspecto marcante a presença de Luiz Gonzaga”, lembra a produtora Roberta Jansen.

Missa do Vaqueiro – 40 anos compila imagens, versos e textos de quem entende do assunto. “A princípio, Helena Câncio (presidente de honra da Fundação Padre João Câncio) conversou com o pesquisador Frederico Pernambucano de Melo, que estuda o universo do cangaço, e o convidou para escrever sobre o vaqueiro. Em seguida, pedirmos à jornalista Adriana Victor, por ter experiência também na área, para escrever sobre a Missa. Ela ficou muito feliz. No livro, Adriana narra o que representa a festa e a cerimônia para o povo sertanejo.” Frederico Pernambucano de Melo - que em dezembro do ano passado lançou a biografia do libanês Benjamin Abrahão, fotógrafo do bando de Lampião – escreve o texto de introdução do livro, apresentando um panorâmico histórico-social do papel do vaqueiro no sertão nordestino. Figuras que ainda pelejam uma vida em meio à aridez e à escassez da região, e não têm a profissão regulamentada oficialmente.
Toda a costura documental da obra é feita pelas belas imagens de HANS VON MONTEUFFEL, JOANA CALAZANS e JOÃO ROGÉRIO FILHO, legendadas com versos dos poetas Pedro Bandeira (o único vivo da tríade criadora da Missa, junto com Padre João Câncio e Luiz Gonzaga) e Beto Brito.


O que faz do livro MISSA DO VAQUEIRO – 40 anos um registro ainda mais delicado e belo sobre a tradição popular e a fé do povo nordestino é o olhar preciso e emocionado da jornalista Adriana Victor, secretária-adjunta da Secretaria Especial do Governador, comandada pelo escritor Ariano Suassuna. Autora em 2006 de um livro sobre a civilização do couro, Adriana mergulhou, desta vez, na Missa do Vaqueiro e das pessoas que fazem do evento uma cerimônia única para relatar em texto a experiência.
“Eu nunca tinha estado na Missa. Fui no ano passado, por causa do convite para escrever o livro. Conversei com pessoas e trago essas histórias no texto”, lembra Adriana. “Eu sou uma pessoa crente de formação católica. Eu creio e é muito bom ver essa fé sertaneja. A força da fé sertaneja” completa a jornalista que, entre os relatos, reproduz uma entrevista com Helena Câncio, viúva do padre João Câncio, cuja história amorosa levanta questionamentos até hoje.

Queijo de qualho e rapadura representando os alimentos do vaqueiro nordestino

Paisagem do sertão/Serrita
João abandonou a batina para se casar com Helena, até então uma adolescente que freqüentava a paróquia onde ele trabalhava. “A gente conversou longamente, ela chorou, riu, puxou pela memória. Achei muito bacana a forma que ela se dispôs a falar, sabendo que o relato ia estar no livro”.
Jornalista Mateus Araújo
Fonte: Jornal do Commercio

Fátma Canejo

SERRA TALHADA PROMOVE CAVALGADA NO DIA DO TRABALHADOR RURAL




O município de Serra Talhada promove uma Cavalgada Cultural das Comunidades Rurais neste dia 27 quando se comemora o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural.

O evento teve início no pátio do Museu do Cangaço, as 7:00hs, com uma Missa Campal e logo após um desfile pelas ruas da cidade até o clube Batucão AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) onde haverá apresentações dos grupos culturais, dando assim o encerramento da Cavalgada que além de comemorar o Dia do Trabalhador Rural, tem como objetivo chamar  a atenção das novas gerações sobre costumes e a cultural local, onde o cavalo sempre foi um meio de transporte importante na zona rural e que hoje, está ameaçado em ser substituído por outro meio de transporte, mais conhecido como a moto. 

Fátima Canejo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ESTÁTUA DE VAQUEIRO EM SERRITA




MAIS UMA OBRA DO PREFEITO DE SERRITA
Segue abaixo texto na íntegra com seus erros e acertos de uma matéria publicada na imprensa de Serrita.
Observe o texto e as fotos.

Se faltava alguma coisa que representasse Serrita como a Capital do Vaqueiro, não falta mais. Nesta sexta (26/07), início da 43ª Missa do Vaqueiro populares e turistas curiosos começaram a se aglomerar e tirar fotos ao lado das estátuas de um vaqueiro tocando "búzios", um cavalo branco e um cachorro. As estátuas foram feitas de Fibra e chamam atenção pela beleza e detalhes precisos. O prefeito Carlos Cecílio que acabou de construir o asfalto da cidade esteve no local onde as estátuas irão ficar encravadas e fez questão de escolher a posição das estátuas e também coordenar alguns detalhes que serão reformados no canteiro que fica na PE-507, entrada da cidade em frente ao Memorial Padre Cícero, pelo o jeito Carlos Cecílio que deixar a cidade "um brinco" como diz o ditado popular.  Os monumentos que são uma homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, o da Missa do Vaqueiro era o que faltava para deixar definitivamente Serrita como a capital do Vaqueiro. Mal foram instaladas e já são uma sensação para as pessoas de Serrita e para os turistas que estam visitando a Missa do Vaqueiro que fazem questão de tirar várias fotos do cartão postal.    

Regional/Serrita
comunicacaoserrita.com

INTERPRETAÇÃO:

- Na matéria acima citada não mencionou em nenhum momento o artista que    confeccionou a estátua feita em fibra retratando o vaqueiro Raimundo Jacó com seu cavalo, cachorro e boi, mas fez questão de chamar a atenção para o asfalto colocado nas ruas já pavimentadas da cidade.

- O redator da matéria também escreveu: “pelo o jeito Carlos Cecílio que deixar a cidade “um brinco” como diz o ditado popular”.
O redator esqueceu de mencionar que Carlos Cecílio vai deixar a Capital do Vaqueiro conhecida como a cidade da maior CORRUPÇÃO DO SERTÃO, onde a educação, saúde, geração de emprego e renda, nepotismo, falta de respeito e compromisso com a qualidade de vida do povo, é pública e notória, assim como a cidade que ele faz questão de manter limpa e pintada de AZUL para enganar o povo pelos olhos. Essa é sua forma corrupta de governar. Essa é a CIDADE QUE ELE VAI DEIXAR COMO “UM BRINCO”.

-Observe na foto a imagem do boi que está totalmente fora das proporções de tamanho em relação ao cavalo e ao cachorro. Isso pode ser sim, um erro do artista, mas também é um erro do responsável que contratou o artista. RIDÍCULO! Com um boi desse o vaqueiro não precisa nem de gibão para se proteger na caatinga. Ou será que encomendaram assim para não chamar a atenção do cavalo e do vaqueiro? Fala sério!

ACORDA SERRITA!
Fátima Canejo

OPERAÇÃO LEI SECA NA CAPITAL DO VAQUEIRO


Operação Lei Seca já começou desde a última quarta-feira (24) na cidade de Serrita onde acontece a Missa do Vaqueiro. É um trabalho desenvolvido em parceria com a policia militar, Secretaria Estadual de Saúde e Detran-PE. Esse trabalho de conscientização no trânsito, abordagens de veículos e fiscalizações em bares, onde são ministradas breves palestras sobre a segurança no trânsito vai decorrer durante os dias da 43ª Missa do Vaqueiro que termina no próximo domingo dia 28.

Durante a noite os trabalhos são intensificados no distrito de Ipueira, com mais rigidez no combate ao alcoolismo no volante e orientando os condutores a respeitarem as leis de trânsito.

Fátima Canejo

quinta-feira, 25 de julho de 2013

BRÁULIO BESSA - O CANGACEIRO DA ERA DIGITAL


E ai meu povo, tudo em riba?! Saiu uma entrevista minha na Revista Brazil com Z, duas páginas inteiras onde falei da minha história, meu trabalho, minha cidade e principalmente da minha luta pela valorização da cultura nordestina!

Quem quiser ler a entrevista, é só entrar no site da revista: http://www.revistabcz.com/noticias/?p=8869

Mais uma vez obrigado a cada um de vocês que fazem esse trabalho ser reconhecido e dão forças todos os dias para que a luta continue! Rumbora pra frente!

Um cheiro no coração de vocês tudim!

ENTREVISTA:

Todos sabem que força e criatividade têm de sobra nos nordestinos. O nordestino Bráulio Bessa – Social Media Palestrante, Técnico em Web-design e Design Gráfico, estudante de Análise de Sistemas – é  um desses nordestinos cheio das duas coisas. Natural de Alto Santo no interior Cearense,   é hoje um dos maiores ativistas na luta pela valorização da Cultura Nordestina e no combate a xenofobia, seja no mundo das mídias sociais, seja em suas palestras que rodam o Brasil.
Bráulio já havia atuado em áreas bem distintas como: Música e Teatro de Rua, (Grupo Vozes da Seca) em sua luta incansável  pela valorização cultural do nordeste, mas foi no mundo das Redes Sociais e Mídias Alternativas que esse “cabra da peste” conseguiu destaque a nível nacional. Criador do portal www.nacaonordestina.org (hoje integrado ao grupo Jangadeiro de Comunicação) e da fan page “Nação Nordestina” que conta com mais de 740 mil fãs e uma média incrível de 12 Milhões de pessoas alcançadas por semana, tornando-se assim a MAIOR página destinada à valorização da cultura nordestina do MUNDO! Além disso, Bráulio também é sócio e fundador da grife de camisetas “Zé Filé” que foca 100% na cultura Nordestina.

1 – Como surgiu a idéia de criar o portal www.nacaonordestina.org?
A idéia surgiu em dezembro de 2011, na sala de um pequeno apartamento do município de Alto Santo no interior do Ceará. Eu, que sempre fui um grande apaixonado pela cultura nordestina e principalmente pela história do nosso povo, percebi que estava acontecendo uma série de ataques preconceituosos contra o povo nordestino nas mídias sociais, foi quando pensei: “Vixe, será que não existe um movimento para combater esse tipo de atitude?” Quando falo combater, refiro-me a mostrar o que o Nordeste tem de bom, jamais iremos agredir outros povos, outras culturas, o respeito tem que vir sempre em primeiro lugar. Foi então, que decidi criar uma página no facebook para reunir o maior número de nordestinos possível e, juntos mostrarmos para o mundo nossa cultura, culinária, música, artesanato, literatura e etc. Assim, surgiu a Nação Nordestina, e hoje com mais de 740 mil fãs e uma média de 12 milhões de pessoas alcançadas por semana, somos a maior página destinada à cultura nordestina do planeta!

2 – Como combater o preconceito contra o nordestino?
Esse é um tema muito debatido nas mídias sociais, a “Nação Nordestina” se tornou referência para os usuários do facebook que encontram algum ato de preconceito contra nosso povo, recebo muitas denúncias por semana, porém, não podemos também dar destaque a esses criminosos, o ideal é denunciar aos órgãos responsáveis e deixar que a justiça seja cumprida! Quanto a mim, acho que a melhor maneira de combater esse tipo de atitude é exatamente mostrando que o nordeste é o melhor lugar do mundo!

3 – Gostaríamos de saber como foi à transformação do Bráulio anônimo para esse “cabra da peste” referência no que diz respeito à cultura nordestina.
Rapaz, e eu tô famoso é?! Eita! O reconhecimento e o carinho das pessoas são muito importantes para mim, recebo muitas mensagens de força, pessoas que me agradecem por lutar pelo nosso povo, até mesmo de famosos, enfim, não acredito que tenha existido uma “transformação” de fato, continuo aqui, no meu pequeno Alto Santo, sendo o que eu sempre fui só que agora, Deus botou a mão na minha cabeça e tornou meu trabalho reconhecido mundo afora.

4 – Quais as maiores dificuldades para conseguir realizar esse trabalho?
Tempo! Muita gente acredita que existe uma equipe por trás do “Nação Nordestina” e não há! A coisa toda é feita por mim, sozinho, e isso consome muito tempo e dedicação, porém, quando se faz com amor vale a pena!

5 – O que os seguidores podem encontrar no portal e no facebook? E como eles podem participar?
A “Nação Nordestina” oferece muita cultura para os fãs no facebook, tudo que esteja relacionado ao universo nordestino como: artesanato, turismo, música, dialeto, culinária, tradições e mais uma grande gama de variedades que o universo nordestino oferece, além de tudo isso, criamos em parceria com a “Onny” – uma jovem empresa de tecnologia da cidade de Russas /CE – nosso portal na internet: o nacaonordestina.org, que hoje faz parte da “Tribuna do Ceará” levando muita informação e notícias dos nove estados nordestinos para todos os milhares de fãs desse trabalho.
Quanto à participação, costumo sempre dizer: “740 mil cabeças chatas pensam melhor do que uma”. Todos os dias os fãs contribuem com a página, seja mandando fotos, matérias, dicas de posts, críticas, etc.

6 – O seu trabalho nas redes sociais alcança milhares de pessoas, você esperava toda essa abrangência?
Não! Quando criei a “Nação Nordestina” pensei: Será que eu consigo juntar pelo menos cinco mil pessoas nessa página? E na primeira semana a página já tinha 20 mil fãs, foi então que percebi que as pessoas estavam abraçando essa luta e em poucos meses a página já fazia uma “zuada” grande na internet. Agora é rumo a um MILHÃO!

7 – A página é acessada tanto por nordestinos, como simpatizantes, verdade? Você tem uma idéia da porcentagem de pessoas que não são nordestinos?
Apesar de o nordeste ser alvo de muitos preconceituosos, ao mesmo tempo há muita gente encantada pela nossa terra, nosso povo, nossa culinária, nossos artistas, e claro, milhares de pessoas que acompanham nosso trabalho não são nascidos no nordeste, como eles mesmos se intitulam: “São Nordestinos de coração”.

8 – Como a nação nordestina e o Bráulio se posicionaram diante dos protestos em todo o país?
Eu particularmente sou completamente a favor dos protestos, desde que sejam pacíficos, sem violência e sem a infiltração de vândalos que destroem o patrimônio público e mancham a imagem daqueles que estão lá com a intenção de realmente lutar por um Brasil melhor.

9 – Existe algum projeto futuro ou algumas ações que correm em paralelo?
Sempre! Em paralelo à “Nação Nordestina”, estou bastante focado nas minhas Palestras pelo Brasil, recentemente palestrei sobre “Cultura, mídias sociais e empreendedorismo” no EREAD Nordeste em Maceió e foi incrível, tem também a “Zé Filé” uma grife de camisetas que lancei em parceria com o empresário Gustavo Lobo, a filosofia da marca é focar 100% no universo nordestino, com estampas criativas e muito bem humoradas; por último estou me divertindo muito com minha última criação, o personagem “Seu Zé da Bodega” que também vem fazendo o maior sucesso no facebook, ufa! “é muito trabái minha fía”!

10 – Qual o recado que você manda para os que moram na Espanha?
Nunca, jamais esqueçam suas origens, levem sempre um pedacinho do Nordeste dentro do peito, e quando alguém lhe perguntar de qual lugar do mundo você é, respondam bem alto e de cunforça: “Eu sou Nordestino, sou cabra da peste”, afinal, “Você pode até sair do Nordeste, mas o Nordeste nunca vai sair de você”.
Fonte: Revista Brazil com Z/www.revistabcz.com




CAPITAL DO VAQUEIRO GRITA: "CHEGA DE CORRUPÇÃO!"



PRIMEIRA MISSA DO VAQUEIRO 1970 - Padre João Câncio e Luiz Gonzaga
Serrita está comemorando a 43ª Missa do Vaqueiro e muita coisa mudou pro lado de lá... Na manhã deste domingo, dia 28 a CAPITAL DO VAQUEIRO vai acordar com mais um protesto mostrando para o mundo, as mazelas e os descasos do poder público no município. A imprensa da capital pernambucana e de outras localidades vão estar presentes e com certeza, irão registrar o que tem do outro lado da CAPITAL DO VAQUEIRO.


Em Serrita, não só acontece a maior festa do sertão, mas é o lugar da maior corrupção do sertão. As ONGs CIBEM e RADAR convidam todos para participarem da manifestação intitulada “A CAPITAL DO VAQUEIRO GRITA: CHEGA DE CORRUPÇÃO!” que terá início às 8:00 horas com previsão de término para as 12:00 horas, na entrada de IPUEIRA. Faça seu cartaz e participe sua presença é indispensável.

Temos certeza que os idealizadores da MISSA DO VAQUEIRO, Padre João Câncio, Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira apoiariam esta iniciativa, pois a Missa foi idealizada para mostrar NÃO SÓ A CULTURA DE UM POVO, mas principalmente, mostrar para o mundo, a impunidade de um crime praticado contra o vaqueiro RAIMUNDO JACÓ.


ACORDA SERRITA!
Fátima Canejo.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MORRE EX-CANGACEIRO CANDEEIRO



Morreu nessa madrugada de 24 de julho de 2013 o Ex-Cangaceiro Candeeiro.
Manoel Dantas Loyola foi o cangaceiro candeeiro e um  dos sobreviventes do combate da Grota do Angico. Nascido em Buíque, Pernambuco. Ingressou no bando de Lampião em 1937, mas afirma que foi por acidente. Trabalhava em uma fazenda em Alagoas quando um grupo de homens ligados ao famoso bandido chegou ao local. Pouco tempo depois, a propriedade ficou cercada por uma volante e ele preferiu seguir com os bandidos para não ser morto.  Candeeiro era aposentado e vivia na vila São Domingos, distrito de sua cidade natal. Apelidado por Seu Né. No primeiro combate com os "macacos", Candeeiro foi ferido na coxa. "Era muita bala no pé do ouvido", lembra. O buraco de bala foi fechado com farinha peneirada e pimenta.

CANDEEIRO diz que, nos quase dois anos que ficou no bando, tinha a função de entregar as cartas escritas por Lampião exigindo dinheiro de grandes fazendeiros e comerciantes. Sempre retornava com o pedido atendido. Ele destaca que teve acesso direto ao chefe, chegando a despertar ciúme de Maria Bonita. Em Angicos, comentou que o local não era seguro.
"Desci atirando, foi bala como o diabo.". “Mesmo ferido no braço direito, conseguiu escapar do cerco”.
Dias depois, com a promessa de não ser morto, entregou-se em Jeremoabo, na Bahia, com o braço na tipóia. Com ele, mais 16 cangaceiros. Cumprindo dois anos na prisão, o Candeeiro dava novamente lugar ao cidadão Manoel Dantas Loyola. Sobre a época do cangaço, costuma dizer que foi "história de sofrimento". Mas ainda é possível perceber a admiração por Lampião.

Fonte: João de Sousa Lima .com



POLÍTICOS FAZEM DE TUDO PARA SE MANTEREM NA MÍDIA





OS políticos mais uma vez aproveitam dos eventos para pegarem carona e manter a politicagem na mídia. Hoje com a abertura da maior festa popular do sertão o Secretario de Agricultura e Reforma Agrária, Jose Aldo dos Santos dará ordem para a conclusão da Baragem das Trairas em Serrita. A assinatura da ordem de serviço acontecerá às 15 horas no Centro do Vaqueiro José Peixoto.

ACORDA SERRITA!
Fátima Canejo

terça-feira, 23 de julho de 2013

O SANFONEIRO E COMPOSITOR DOMINGUINHOS MORRE AOS 72 ANOS EM SÃO PAULO


O sanfoneiro pernambucano Dominguinhos morreu, às 18h desta terça-feira (23), aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas, em São Paulo. O cantor lutava contra um câncer havia seis anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. José Domingos de Moraes desenvolvido insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Ele foi transferido para o hospital paulista em 13 de janeiro. A família ainda não informou onde será o velório.


MEMÓRIA
Pernambucano de Garanhuns, Dominguinhos compôs sucessos como o xote "Abri a porta" (parceria com Gilberto Gil, em 1979), "Tantas palavras" (parceria com Chico Buarque, em 1983), "Quem me levará sou eu" (parceria com Manduka, 1979) e "De volta pro aconchego" (escrita com Nando Cordel).  Além desses sucessos, Dominguinhos também foi autor de clássicos do forró como "Só quero um xodó", "De amor eu morrerei" e "tenho sede".

Ao longo de sua carreira, Dominguinhos gravou mais de trinta discos, entre LPs e CDs – o primeiro foi "Fim de festa", em 1964. O pernambucano chegou a vencer importantes prêmios, como o Prêmio Shell de Música 2010 e o Grammy Latino de 2002, com o CD "Chegando de mansinho".

Além de ser famoso por suas composições, o aprendiz de Luiz Gonzaga também se firmou na música brasileira como intérprete ao lado de grande nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Toquinho o próprio Rei do Baião. Outros sucessos, porém, ficaram mais famosos quando cantados por artistas como Fagner, Maria Bethânia , Zizi Possi, Emílio Santiago e Elba Ramalho.

Dominguinhos  foi casado com a cantora e compositora Anastácia, com quem compôs Eu só quero um xodó, e depois com a também cantora Guadalupe. Com Guadalupe, teve a filha Liv Moraes, que em 2010 também começou trajetória musical .

Fonte:NE10

FRAUDE NO BOLSA FAMÍLIA EM SERRITA




Conforme Investigação da CGU (Controladoria Geral da União) constatamos a ocorrência de sinais exteriores de riqueza incompatível com a percepção das parcelas variável e fixa do  Programa Bolsa Familia. Confira relação abaixo:

Beneficiários com renda "per capita" superior à
estabelecida na legislação do programa.

FATO:
Durante os trabalhos de campo, mediante entrevista com os Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno 222
Missão da SFC: “Zelar pela boa e regular aplicação dos recursos públicos.”
33º Sorteio de Unidades Municipais – Serrita - PE

Beneficiários do Programa Bolsa-Família selecionados por amostragem
pela CGU/PR, constatamos a ocorrência de sinais exteriores de riqueza
incompatível com a percepção das parcelas variável e fixa do sobredito
Programa, conforme relacionados a seguir:

NIS Descrição

16331186442 O esposo da beneficiária tem veículo próprio e é
contratado pela Prefeitura para efetuar transporte
escolar. Residência não condizente com extrema pobreza.

21001784563 A beneficiária informou que trabalha na Escola.
Municipal. Francisco Filgueira  como autônoma
(manicure) e recebe também como extrema pobreza.

16362022581 A beneficiária é aposentada, reside em casa própria e
informou que há mais de 1 ano não recebe o benefício.
Contudo, em consulta ao Portal da Transparência e site
da CEF, o benefício vem sendo liberado. O seu cartão
está de posse de uma filha que não se encontrava na
residência, por ocasião da nossa visita.

16416269482 A beneficiária tem duas filhas funcionárias municipais
(coordenadora pedagógica e professora), é aposentada
reside em casa e em boas condições, tem outra filha que
é universitária e recebe até por extrema pobreza.

16565957984 A esposa do beneficiário é funcionária pública municipal
(trabalha na Esc. Mun. Francisco Filgueira) e a família
não se enquadra em extrema pobreza.

16411799289 A titular é aposentada. Ela informou, por ocasião de
nossa visita, que não mais recebia do PBF, porém disse
que sua filha é quem detém a posse do cartão. Este
benefício, segundo Portal da Transparência do Governo
Federal, o benefício encontra-se ativo e com saques
normais, durante o exercício de 2010.
E em filtro realizado com as informações extraídas da base de dados
fiscais da Secretaria da Receita Federal do Brasil, cotejando-as com a
relação de beneficiários obtida no Portal eletrônico da CAIXA,
constatamos outras pessoas que não se enquadram nos perfis objetivos
de pobreza estipulados pelo Governo Federal:

NIS* Data de Nascimento.Constatação
16423492155 20/02/1966 Empresário Individual da Pessoa Jurídica portadora do CNPJ nº  
4.685.531/0001-16
16361690548 15/08/1970 Sócio-Administrador da Pessoa Jurídica portadora do CNPJ nº
07.247.450/0001-22
16219253818 21/09/1971 Empresário Individual da Pessoa Jurídica portadora do CNPJ nº
08.546.768/0001-77
16416234530 03/11/1962 Empresário Individual da Pessoa Jurídica portadora do CNPJ nº
09.198.752/0001-83
16089015912 09/09/1983 Sócio-Administrador da Pessoa Jurídica portadora do CNPJ nº
10.436.893/0001-76
12754226240 09/02/1972 Empresário Individual da Pessoa Jurídica portadora do CNPJ nº
11.265.769/0001-58
16411805513 11/04/1985 Empresário Individual da Pessoa Jurídica portadora do CNPJ nº
11.582.316/0001-55
* Obs.: os benefíciários componentes da tabela acima foram qualificados como pertencentes ao grupo social de extrema pobreza, que os habilita

Fonte: Anonymusserita

PAPA FRANCISCO CHEGA AO BRASIL


O Papa Francisco chegou ao Brasil às 15h43 desta segunda-feira (22). O avião Airbus A330 da Alitalia, que saiu do Aeroporto de Fiumicino, próximo a Roma, às 8h55 no horário local (3h55 em Brasília), pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Em sua primeira viagem internacional desde que foi escolhido sucessor de Bento XVI, o pontífice argentino vai presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre no Rio, além de cumprir agendas diplomáticas e ir até Aparecida (SP).

Do Galeão, o Papa irá em carro fechado até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio. De lá, segundo a agenda oficial, vai de papamóvel até o Theatro Municipal, em seu primeiro desfile pela cidade, percorrendo as avenidas República do Chile, Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Nilo Peçanha e novamente a Rio Branco.
Depois, Francisco irá até o 3º Comando Aéreo Regional (Comar) em carro fechado e, na sequência, vai de helicóptero até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde será recepcionado pela presidente Dilma Rousseff e outras autoridades.
Nos sete dias em que ficará no país, Francisco fará pelo menos 15 pronunciamentos. A expectativa de especialistas é que ele quebre protocolos e faça pregações emblemáticas para reforçar suas posições frente aos desafios da igreja. Cerca de 5,5 mil jornalistas acompanham a visita, 2 mil da imprensa internacional.
Agenda
Nesta terça-feira (23), Francisco passa o dia descansando, sem compromissos oficiais. Na quarta (24), a agenda do Papa começa com uma visita a Aparecida, no interior de São Paulo. Na cidade, ele celebra uma missa no Santuário Nacional e almoça no Seminário Bom Jesus. São esperados 200 mil fiéis.
Fonte: G1

ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO MATA EX-VEREADOR DE SERRITA E DEIXA FERIDO VEREADOR DE TERRA NOVA

EX VEREADOR DE SERRITA PEDRO FIRMINO DE OLIVEIRA,mais conhecido como Pedro de Zé de 28

Na tarde de segunda-feira 22, ocorreu um grave acidente automobilístico na BR 232 próximo Trevo de Umãs envolvendo um Fiat Doblê e um Space Fox. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi provocado por um animal solto na pista e um dos veículos tentou desviar do animal e aconteceu a colisão frontal.  Morreram o ex-vereador de Serrita Pedro Firmino de Oliveira 59 anos e o pastor da Assembléia de Deus, Presbítero Gerson de 48 anos, além de 4 feridos, entre eles, o vereador Levino Leite/PR de Terra Nova e seu irmão Pedro Leite que foram socorridos para o Hospital de Salgueiro onde receberam tratamento médico

O ex-vereador de Serrita Pedro Firmino de Oliveira era filho de Neném e Zé de 28 que também foi vereador. Pedro disputou as eleições em 1976 pela ARENA e foi eleito com 424 votos permaneceu na Casa Legislativa até 1982. O prefeito de Serrita na época era José Humberto Sampaio Canejo/ARENA e o vice João Sebastião Miranda.
Atualmente o ex-vereador residia em Terra Nova, onde era comerciante. Seu corpo está sendo velado em Serrita e o sepultamento ocorrerá logo mais ás 16h00hs no cemitério local. 
A outra vítima, Pastor Gerson será sepultado em Terra Nova.

Fátima Canejo

sexta-feira, 19 de julho de 2013

LEI 12.816/2013 PERMITE A UTILIZAÇÃO DOS VEICULOS DE TRANSPORTE POR ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR



Atenção estudantes universitários de Serrita. Conforme Lei 12.816/2013 o prefeito Carlos Cecílio/PSD não terá mais argumentos para proibir o deslocamento dos alunos para a cidade vizinha de Salgueiro. O ônibus é exclusivamente para transportar alunos da zona rural e alunos universitários, ficando proibido a utilização para passeios religiosos, campeonatos de futebol, passeios turísticos, etc.

Desde o dia 6 de julho, após a sanção da Lei 12.816/2013, a utilização dos veículos de transporte por estudantes da zona urbana e de ensino superior está permitida. O artigo 5º contém esta permissão desde que não resulte em prejuízo ao transporte escolar dos estudantes da educação básica residentes na área rural.

Fonte: Portal de Notícias Gazeta
SE LIGA SERRITA!
Fátima Canejo