terça-feira, 28 de maio de 2013

SERRITA PRESTARÁ HOMENAGEM A FREI DAMIÃO PELOS 16 ANOS NA CASA DO PAI





Serrita, fiéis prestarão homenagem a Frei Damião pelos 16 anos de sua morte na expectativa pela beatificação.
No próximo dia 31 sexta-feira, quando completará 16 anos da morte do frade capuchinho que era considerado pelos nordestinos, como Santo, o povo de Serrita se reunirá no Memorial Frei Damião para a celebração da Santa Missa com o Padre Porfírio.
Haverá uma alvorada festiva às 06:00 horas da manhã e a celebração da Santa Missa às 07:00 horas.
Local: Memorial Frei Damião localizado na Avenida Rogério Canejo
Este evento é uma iniciativa de Rogério Sampaio Canejo que doou o terreno para a construção do Memorial em 1988 e segundo ele, esta homenagem será feita todos os anos com a intenção de promover a romaria dos fiéis para o local e ativar as funções do Memorial que será totalmente revitalizado e que contará com uma exposição permanente de fotografias do frade capuchinho. Esta homenagem acontecerá também pelo aniversário dos 15 anos do Memorial.
A primeira missa aconteceu em maio de 1998 quando foi entronizada a estátua de Frei Damião com a presença do Frei José Antonio do Convento São Felix de Recife que veio exclusivamente para este evento.


MEMORIAL DE FREI DAMIÃO DE BOZZANO EM SERRITA/PE. LOCALIZADO NA AVENIDA ROGÉRIO SAMPAIO CANEJO. Local onde a população se reune para pagar promessas, rezar e prestar homenagem ao Santo do Nordeste. 
Terreno doado por Rogério Sampaio Canejo 
Material para construção foi adquirido através de doações da população.
Estátua doada pela FUNDARPE-Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Governo de Miguel Arraes
Artista que confeccionou a estátua Zezinho de Tracunhaém
Projeto do Memorial Frei Damião: Fátima Canejo

Frei Damião esteve em Serrita por 2 vezes na década 40 para  realizar as Santas Missões.

 Fátima Canejo
 -----------------------------------------------------------------------------------------

FREI DAMIÃO

Frei Damião nasceu a 5 de novembro de 1898, em Bozzano, na Itália. Era filho dos camponeses Féliz e Maria Giannotti, que os batizaram de Pio Giannotti. O Frei começou sua formação religiosa aos 12 anos quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 19 anos foi convocado par ao exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Terminada a guerra, voltou à vida religiosa e, aos 27 anos, diplomou-se em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.
Aos 33 anos, deixou o país e veio ser missionário no Nordeste do Brasil, onde teve como primeira residência o Convento de Nossa Senhora da Penha. Viveu 66 anos para realizar as "santas missões", estilo próprio que encontrou para evangelizar. Dedicou sua vida à pregação, à confissão, à celebração da Eucaristia e ao convite para uma conversão e mudança de vida. Já com a saúde debilitada, Frei Damião faleceu no dia 31 de maio de 1997, aos 98 anos, após sofrer um derrame cerebral no Real Hospital Português do Recife. Seus restos mortais repousam numa capela especial, dedicada à N. Sra. das Graças, no Convento de São Félix de Cantalice, onde viveu seus último dias.

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

A escolha do primeiro Papa latino e a vinda dele ao Brasil, em julho próximo, para a Jornada Mundial da Juventude, renova a esperança dos devotos de Frei Damião de Bozzano. A expectativa dos católicos é pela beatificação do religioso italiano radicado em Pernambuco, já considerado santo pelo povo. Aberto em 2003, o processo teve a fase diocesana concluída em 2012 e agora tramita nas comissões do Vaticano.
“O processo de beatificação está caminhando bem. Frei Damião era conhecido aqui e na Itália. Agora temos o Papa Francisco, que é muito próximo de nós, por ser latino e por conhecer pessoas que conviveram com Frei Damião. A Igreja tem muito interesse na causa”, afirma frei Jociel Gomes, vice-postulador da Causa de Frei Damião, que mantém contato direto com o postulador-geral da Ordem dos Frades Capuchinhos em Roma, frei Carlo Calloni.
Há duas semanas, o Santo Padre canonizou os primeiros santos de seu pontificado, incluindo a madre colombiana Laura Montoya e a mexicana Maria Guadalupe García Zavala, uma das criadoras da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres. No início deste mês, a filha de escrava Nhá Chica foi beatificada pelo Santo Padre. Francisca de Paula de Jesus, mineira de São João del Rei, tornou-se a primeira negra beata brasileira. “Se Frei Damião for beatificado por ele, vai ser uma alegria muito grande”, ressalta frei Jociel.
A primeira parte do processo de beatificação de Frei Damião correu na Arquidiocese de Olinda e Recife. “Na fase diocesana, recolhemos toda a documentação e depoimentos de três testemunhas que alcançaram milagres. Eles são mantidos em sigilo. Agora o processo entrou na fase romana, que é quando a Santa Sé verifica os exames e apresenta o relatório ao Papa. São considerados milagres, por exemplos, problemas de saúde posteriormente curados e que a ciência não consegue explicar”, argumenta o vice-postulador da Causa de Frei Damião.

MEMORIAL NO AGRESTE

Ainda no segundo semestre deste ano, adianta frei Jociel Gomes, começa a ser erguido às margens da BR-104, em Caruaru, no Agreste do estado, o Memorial Frei Damião. O projeto prevê a construção, em uma área de 40 hectares, de um templo, museu, estacionamento e uma estátua do religioso, com 35 metros de altura.
“O terreno foi doado e contamos com o apoio do governo para a obra e de doações de fiéis. O espaço vai ficar em Caruaru porque, além de ser uma região central para outros estados do Nordeste, foi o local onde Frei Damião manteve nos anos 60 e 70 uma escola para os jovens carentes, sustentada com as missões que ele organizava na época”, explica o frei.
Quem quiser contribuir com a construção do memorial, orçado em R$ 30 milhões, pode fazer depósito de qualquer valor no Banco do Brasil, na agência 3250-6 e conta corrente 21000-5. Interessados nos detalhes do projeto devem acessar o site de Frei Damião.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA NO CONVENTO DO PINA/RECIFE:

Quinta (23)
19h - Missa de abertura da festa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário do Pina, com bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Após a celebração, haverá procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento de São Félix.

Sexta (24)
6h e 9h - Missas / Bênçãos de São Félix / Atendimento às Confissões
17h - Missa presidida pelo bispo de Nazaré (PE), dom Frei Severino Batista de França
18h- Louvor com padre Antônio Maria

Sábado (25)
6h e 11h – Missa
16h - Recitação do Ofício de Nossa Senhora
17h - Missa presidida pelo bispo auxiliar de Fortaleza (CE), dom Rosalvo Cordeiro
19h – Louvor com padre João Carlos

Domingo (26)
4h - Alvorada festiva seguida de missa
6h e 8h – Missas
10h - Missa solene da Santíssima Trindade, presidida pelo arcebispo de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.
14h – Missa
17h – Missa

Sexta (31) - 16 anos de Frei Damião na Casa do Pai
6h, 9h, 11h e 17h – Missas / Bênçãos de São Félix / Atendimento às Confissões / Coroação da imagem de Nossa Senhora / Encerramento da festa

CONVENTO DE SÃO FÉLIX DE CANTALICE
Rua José Rodrigues, nº 160 - Pina (próximo ao antigo Aero clube)

Fonte:G1.globo.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário