quarta-feira, 27 de junho de 2012

MISSA DO VAQUEIRO EM FOTOS


 
João Prudente - fotógrafo e jornalista

Fotógrafo João Prudente expõe em Campinas, a partir de sábado, o resultado de viagem à Serrita (PE) para a revista Terra da Gente

Todos os anos, sempre na terceira semana de julho, a Missa do Vaqueiro reverencia a memória de Raimundo Jacó, sertanejo valente que passou a breve vida tangendo gado na Caatinga. Realizado em Serrita, no sertão pernambucano, o evento associa atos de fé, “pega do boi” e festa.

A primeira missa, em 1970, contou com a participação de Luiz Gonzaga, primo de Jacó. Em 2010, o fotógrafo João Prudente esteve em Serrita, para produzir uma reportagem para a Revista Terra da Gente,  publicada na edição 77 de setembro de 2010. Muitas das imagens podem ser vistas a partir de 30 de junho, em exposição no bar e restaurante Entremanos, em Campinas (SP).

Na década de 1950, Raimundo Jacó era um vaqueiro digno de ser cantado nos versos do cordel. Era o melhor no ofício de tanger gado na rústica Caatinga. “Sabia onde o animal de sua responsabilidade comia, bebia, dormia e gostava de ficar”, conta Prudente. Em 1954, o vaqueiro foi brutalmente assassinado, enquanto descansava da lida, por Miguel Lopes, seu colega de trabalho. Motivo: inveja.

A primeira Missa do Vaqueiro foi realizada 16 anos após a morte de Jacó e idealizada pelo padre João Câncio. A ele se juntaram Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira, violeiro e poeta cearense. Num anfiteatro, a céu aberto, a cerimônia religiosa reúne o povo de Serrita, visitantes de várias partes do País e, principalmente, vaqueiros. Paramentados e montados em seus cavalos, vão até o altar e entregam o que de mais sagrado possuem: suas roupas de trabalho e apetrechos de montaria.
Na festa, sanfoneiros e cantores se unem para cantar A Morte do Vaqueiro, um hino à valentia composto por Luiz Gonzaga para homenagear o primo Jacó: “Numa tarde bem tristonha / gado muge sem parar / lamentando seu vaqueiro / que não vem mais aboiar / tão dolente a cantar / tengo lengo, tengo lengo / tendo, lengo, tendo / ei, gado, oi...”.




Serviço
Exposição Missa do Vaqueiro
Fotos de João Prudente
A partir de 30 de junho, no bar e restaurante Entremanos, de 2ª a sábado, das 11h às 14h30 e às quintas, sextas e aos sábados, das 18h às 22h.
Av. Santa Isabel, 493 – Barão Geraldo – Campinas (SP)
Fones: (19) 3367-6510 e (19) 8267-3939


Nenhum comentário:

Postar um comentário