terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PRÉDIO DA PREFEITURA DE SERRITA DESABA

 

Notícias de SERRITA...

POSTO NA ÍNTEGRA O TEXTO DE UMA MATÉRIA PUBLICADA NO Portal Serrita em 07 de janeiro de 2013, com seus erros e a falta de conhecimento sobre PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO. Fiquem atentos para o último parágrafo.

Há exatos um mês atrás no dia 8 de Dezembro de 2012, parte do Teto da Prefeitura de Serrita desabou, provocando um grande susto na população Serritense, mas graças a Deus não houve vitimas.

Era uma Manhã de Sábado, segundo populares o desabamento ocorreu por volta das 7:30 da Manhã, era feriado Municipal, dia dedicado a Excelsia Padroeira de Serrita Nossa Senhora da Conceição, na noite anterior tradicional 7 de Dezembro aconteceu um evento no calçadão da Prefeitura, onde centenas de pessoas ali se divertiam, mas graças a Deus ocorreu tudo em Paz.

O Prefeito Carlos Cecilio estava certo de ir despachar no Gabinete com alguns Secretários, nesse mesmo dia, e assim que soube do acontecido entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Em entrevista a Rádio Serrinha Fm de frente ao acontecido ele disse que era um dos Prédios mais antigos de Serrita, e agradeceu a Deus por não haver vitimas no local na hora do acontecido.

O Corpo de Bombeiros quando chegou isolou tudo ao redor do prédio, já a Defesa Civil passou o dia todo trabalhando no local até altas horas da noite, ate que conseguiram recuperar vários pertences que não sofreram danos, o prejuizo foi grande pois alem do Prédio que desabou um Carro modelo Fiat Uno 2012 do Programa Bolsa Familia, que estava na garagem do Prédio ficou completamente destruido

A Prefeitura hoje está funcionando na Casa da Juventude, onde antes funcionava o Forum de Serrita! Um novo Prédio da Prefeitura vai ser reerguido no mesmo Local, e a gente fica na expectativa da construção de um Prédio moderno e bem amplo para acolher todo povo de Serrita

Repito: UM NOVO PRÉDIO DA PREFEITURA VAI SER REERGUIDO NO MESMO LOCAL, E A GENTE FICA NA EXPECTATIVA DA CONSTRUÇÃO DE UM PRÉDIO MODERNO E BEM AMPLO PARA ACOLHER TODO O POVO DE SERRITA.

Não sei quem redigiu esta aberração e deixo aqui o meu recado para que tenham responsabilidade ao publicar alguma matéria que envolva o patrimônio do município.
O prédio da prefeitura é um dos imóveis mais antigos de Serrita construído na época do Coronel Chico Romão e, portanto não poderá ser substituído por outro mais moderno.
Este desabamento ocorreu devido a uma reforma feita pelo engenheiro Rômulo Soares na época que Carlos Cecílio resolveu mudar a parte interna do prédio. Não foi cupim que deu na estrutura de madeira como dizem o que aconteceu foi uma reforma mal feita e a estrutura de madeira não agüentou o peso do teto e com o tempo desabou.

Veja o que significa Patrimônio Histórico: refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.

Patrimônio arquitetônico são construções representativas, que por seus estilos, época de construção, técnicas construtivas utilizadas, entre outros, são reconhecidas como patrimônio arquitetônico.
No Brasil o reconhecimento formal, TOMBAMENTO ocorre em três níveis: municipal, estadual e federal.
Serrita deveria se preocupar com o tombamento dos seus prédios históricos e não permitir que sejam substituídos por prédios modernos e megalomaníacos que fazem à linha do prefeito atual. Fica a dica para que não aconteça o mesmo que aconteceu com a Igreja MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO construída em1920 pela população e que foi totalmente modificada a estrutura interna pelos padres que lá chegaram e não tiveram o respeito pela comunidade, mudando e alterando sua história.
NÃO DEIXE SERRITA PERDER SUA IDENTIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário