sexta-feira, 8 de março de 2013

SITE DA PREFEITURA DE SERRITA OMITE CORONEL CHICO ROMÃO NA HISTÓRIA DA CIDADE


SERRITA, TERRA DO CORONEL CHICO ROMÃO

Prezado Erivaldo Oliveira,, você como secretário de CULTURA de Serrita, gostaria que me respondesse quem redigiu o texto sobre a história da cidade como consta no site da prefeitura: http://www.serrita.pe.gov.br/historia.html. Estive pesquisando para complementar um documento e me deparei com esta informação. Procurei saber das gestões anteriores e não consta como autores do texto. Nos arquivos do governo do estado também não consta. A razão deste questionamento é não entender a omissão do nome do CORONEL CHICO ROMÃO que foi quem deu continuidade a história de Serrita, herdado do seu fundador e genitor Coronel Romão Pereira Filgueira Sampaio. Não mencionar CORONEL CHICO ROMÃO é como se comentasse sobre a história do Brasil e não falar em Pedro Álvares Cabral. Mencionar o Estado do Vaticano e não citar o Papa. Referir-se a 2ª Guerra Mundial e esquecer o Hitler, citar a política de Pernambuco e não se referir ao Mito Miguel Arraes, falar sobre o Brasil sem Miséria e omitir LULA e por ai vai....Não se pode mudar uma história!
Aguardo uma resposta.

Confira a história que consta no site da prefeitura...

SERRITA fazia parte do antigo município de salgueiro do qual se destacou em 1928, constituindo-se e primeira chegada por vários familiares cearenses, vindo do vale do Cariri, os quais vinham se localizando nestas zonas e aqui formando núcleo de populações
rurais.
SERRITA originou-se do nome de SERRINHA, em virtude de uma pequena Serra ou Serrote do Cruzeiro, distante um (01) Km. da sede. Serrinha hoje é Serrita em virtude dos dispositivos contidos no Decreto Lei n° 952, de 31 de dezembro de 1934, que estabeleceu a divisão territorial judiciária administrativa do estado, vigorando no qüinqüênio 1944-49, no qual a Comarca de Serrita, com termo único, de igual número desmembrando da Comarca de Salgueiro.
Não existia Tribos Indígenas no município, ignorando-se qualquer habitante que estivera nesta região antes do devastamento. Com as famílias cearenses, negros vieram tomando parte do devastamento do município, sem elemento de valor no devastamento da terra.
Os negros que constituíram elementos de real valor no devastamento da terra, provinha do Vale do Cariri no Estado do Ceará, isto se deu no Século XVIII, não é possível mencionar e data certa.
Sabe-se que o primeiro habitante da sede foi MIGUEL TORQUATO DE BULHÕES, cearense que aqui construiu a primeira casa.
Os primeiros edifìcadores construíram uma Capelinha Católica à Nossa Senhora da Conceição. onde o veio o Padre de Salgueiro, vez por outra aparecia em desabrigo.
A cidade de Serrita foi fundada em 1898, pelo Cel. Romão Pereira Fìlgueira Sampaio, cidadão que se instalara com as graças do Governo Estadual do seu tempo.

3 comentários:

  1. Esse texto que a prefeitura criou é o mais idiota que eu já lí. Como é que esse idiota pode falar alguma coisa de Serrita e não mencionar o nome do Cel. Chico Romão? Esse prefeito é mesmo um burro!

    ResponderExcluir
  2. Ate hoje não obtive resposta da prefeitura de Serrita sobre este desmando. Isto se chama ignorância e falta de compromisso com o povo, com a cidade e principalmente a falta de respeito com o Coronel Chico Romão o chefe político de Serrita que comandou a política por mais de meio século.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se há possibilidade de informar sobre Belmiro Figueiras (no plural) Sampaio, que lutou na Revolução de 1932, por São Paulo, e tombou em combate em Xiririca/SP. Consta ser filho do Coronel Romão Pereira Filgueira (só encontrei no singular)Sampaio e de dona Idalina Gonçalves Lima. Meu e-mail: cafatorelli@gmail.com e blog www.carlosfatorelli27013.blogspot.com Agradeço qualquer informação a respeito.

    ResponderExcluir