quinta-feira, 25 de julho de 2013

BRÁULIO BESSA - O CANGACEIRO DA ERA DIGITAL


E ai meu povo, tudo em riba?! Saiu uma entrevista minha na Revista Brazil com Z, duas páginas inteiras onde falei da minha história, meu trabalho, minha cidade e principalmente da minha luta pela valorização da cultura nordestina!

Quem quiser ler a entrevista, é só entrar no site da revista: http://www.revistabcz.com/noticias/?p=8869

Mais uma vez obrigado a cada um de vocês que fazem esse trabalho ser reconhecido e dão forças todos os dias para que a luta continue! Rumbora pra frente!

Um cheiro no coração de vocês tudim!

ENTREVISTA:

Todos sabem que força e criatividade têm de sobra nos nordestinos. O nordestino Bráulio Bessa – Social Media Palestrante, Técnico em Web-design e Design Gráfico, estudante de Análise de Sistemas – é  um desses nordestinos cheio das duas coisas. Natural de Alto Santo no interior Cearense,   é hoje um dos maiores ativistas na luta pela valorização da Cultura Nordestina e no combate a xenofobia, seja no mundo das mídias sociais, seja em suas palestras que rodam o Brasil.
Bráulio já havia atuado em áreas bem distintas como: Música e Teatro de Rua, (Grupo Vozes da Seca) em sua luta incansável  pela valorização cultural do nordeste, mas foi no mundo das Redes Sociais e Mídias Alternativas que esse “cabra da peste” conseguiu destaque a nível nacional. Criador do portal www.nacaonordestina.org (hoje integrado ao grupo Jangadeiro de Comunicação) e da fan page “Nação Nordestina” que conta com mais de 740 mil fãs e uma média incrível de 12 Milhões de pessoas alcançadas por semana, tornando-se assim a MAIOR página destinada à valorização da cultura nordestina do MUNDO! Além disso, Bráulio também é sócio e fundador da grife de camisetas “Zé Filé” que foca 100% na cultura Nordestina.

1 – Como surgiu a idéia de criar o portal www.nacaonordestina.org?
A idéia surgiu em dezembro de 2011, na sala de um pequeno apartamento do município de Alto Santo no interior do Ceará. Eu, que sempre fui um grande apaixonado pela cultura nordestina e principalmente pela história do nosso povo, percebi que estava acontecendo uma série de ataques preconceituosos contra o povo nordestino nas mídias sociais, foi quando pensei: “Vixe, será que não existe um movimento para combater esse tipo de atitude?” Quando falo combater, refiro-me a mostrar o que o Nordeste tem de bom, jamais iremos agredir outros povos, outras culturas, o respeito tem que vir sempre em primeiro lugar. Foi então, que decidi criar uma página no facebook para reunir o maior número de nordestinos possível e, juntos mostrarmos para o mundo nossa cultura, culinária, música, artesanato, literatura e etc. Assim, surgiu a Nação Nordestina, e hoje com mais de 740 mil fãs e uma média de 12 milhões de pessoas alcançadas por semana, somos a maior página destinada à cultura nordestina do planeta!

2 – Como combater o preconceito contra o nordestino?
Esse é um tema muito debatido nas mídias sociais, a “Nação Nordestina” se tornou referência para os usuários do facebook que encontram algum ato de preconceito contra nosso povo, recebo muitas denúncias por semana, porém, não podemos também dar destaque a esses criminosos, o ideal é denunciar aos órgãos responsáveis e deixar que a justiça seja cumprida! Quanto a mim, acho que a melhor maneira de combater esse tipo de atitude é exatamente mostrando que o nordeste é o melhor lugar do mundo!

3 – Gostaríamos de saber como foi à transformação do Bráulio anônimo para esse “cabra da peste” referência no que diz respeito à cultura nordestina.
Rapaz, e eu tô famoso é?! Eita! O reconhecimento e o carinho das pessoas são muito importantes para mim, recebo muitas mensagens de força, pessoas que me agradecem por lutar pelo nosso povo, até mesmo de famosos, enfim, não acredito que tenha existido uma “transformação” de fato, continuo aqui, no meu pequeno Alto Santo, sendo o que eu sempre fui só que agora, Deus botou a mão na minha cabeça e tornou meu trabalho reconhecido mundo afora.

4 – Quais as maiores dificuldades para conseguir realizar esse trabalho?
Tempo! Muita gente acredita que existe uma equipe por trás do “Nação Nordestina” e não há! A coisa toda é feita por mim, sozinho, e isso consome muito tempo e dedicação, porém, quando se faz com amor vale a pena!

5 – O que os seguidores podem encontrar no portal e no facebook? E como eles podem participar?
A “Nação Nordestina” oferece muita cultura para os fãs no facebook, tudo que esteja relacionado ao universo nordestino como: artesanato, turismo, música, dialeto, culinária, tradições e mais uma grande gama de variedades que o universo nordestino oferece, além de tudo isso, criamos em parceria com a “Onny” – uma jovem empresa de tecnologia da cidade de Russas /CE – nosso portal na internet: o nacaonordestina.org, que hoje faz parte da “Tribuna do Ceará” levando muita informação e notícias dos nove estados nordestinos para todos os milhares de fãs desse trabalho.
Quanto à participação, costumo sempre dizer: “740 mil cabeças chatas pensam melhor do que uma”. Todos os dias os fãs contribuem com a página, seja mandando fotos, matérias, dicas de posts, críticas, etc.

6 – O seu trabalho nas redes sociais alcança milhares de pessoas, você esperava toda essa abrangência?
Não! Quando criei a “Nação Nordestina” pensei: Será que eu consigo juntar pelo menos cinco mil pessoas nessa página? E na primeira semana a página já tinha 20 mil fãs, foi então que percebi que as pessoas estavam abraçando essa luta e em poucos meses a página já fazia uma “zuada” grande na internet. Agora é rumo a um MILHÃO!

7 – A página é acessada tanto por nordestinos, como simpatizantes, verdade? Você tem uma idéia da porcentagem de pessoas que não são nordestinos?
Apesar de o nordeste ser alvo de muitos preconceituosos, ao mesmo tempo há muita gente encantada pela nossa terra, nosso povo, nossa culinária, nossos artistas, e claro, milhares de pessoas que acompanham nosso trabalho não são nascidos no nordeste, como eles mesmos se intitulam: “São Nordestinos de coração”.

8 – Como a nação nordestina e o Bráulio se posicionaram diante dos protestos em todo o país?
Eu particularmente sou completamente a favor dos protestos, desde que sejam pacíficos, sem violência e sem a infiltração de vândalos que destroem o patrimônio público e mancham a imagem daqueles que estão lá com a intenção de realmente lutar por um Brasil melhor.

9 – Existe algum projeto futuro ou algumas ações que correm em paralelo?
Sempre! Em paralelo à “Nação Nordestina”, estou bastante focado nas minhas Palestras pelo Brasil, recentemente palestrei sobre “Cultura, mídias sociais e empreendedorismo” no EREAD Nordeste em Maceió e foi incrível, tem também a “Zé Filé” uma grife de camisetas que lancei em parceria com o empresário Gustavo Lobo, a filosofia da marca é focar 100% no universo nordestino, com estampas criativas e muito bem humoradas; por último estou me divertindo muito com minha última criação, o personagem “Seu Zé da Bodega” que também vem fazendo o maior sucesso no facebook, ufa! “é muito trabái minha fía”!

10 – Qual o recado que você manda para os que moram na Espanha?
Nunca, jamais esqueçam suas origens, levem sempre um pedacinho do Nordeste dentro do peito, e quando alguém lhe perguntar de qual lugar do mundo você é, respondam bem alto e de cunforça: “Eu sou Nordestino, sou cabra da peste”, afinal, “Você pode até sair do Nordeste, mas o Nordeste nunca vai sair de você”.
Fonte: Revista Brazil com Z/www.revistabcz.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário