quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O QUE ACONTECEU NA SEGUNDA SESSÃO DO SEGUNDO SEMESTRE NA CÂMARA MUNICIPAL DE SERRITA

Dos 11 Vereadores eleitos, somente 7 participaram da sessão: Heron Cânejo/PSB, Reinaldo do Hospital/PSDC, Erik Balbino/PSDB, Ronildo Oliveira/PR, Chico de Nil/PSD, Isac Sampaio/PP e Galdino Cruz/PTB.
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Serrita nesta terça (27), O presidente Ronildo de Oliveira/PR deu inicío a Sessão, comunicando que foi aprovado o nome do ex-vereador Sebastião Ribeiro para nomear o PSF do povoado do São Francisco do Brígida e logo após passou a palavra ao vereador Heron Canejo/PSB que falou sobre o PROJETO MEMORIAS DE SERRITA: "TERRA DO CORONEL CHICO ROMÃO E CAPITAL DO VAQUEIRO" destacando a importância do futuro Museu de Serrita que será construído em 2014.

Projeto de autoria de Fátima Canejo que durante muitos anos vem dedicando seu tempo e seu amor nas pesquisas sobre as origens e a história de Serrita. Além de homenagear O CORONEL CHICO ROMÃO, personalidade mais ilustre de Serrita, também é destinado as famílias de Serrita com o objetivo de valorizar a história e manter viva na memória do povo, sua origem e suas raízes. Esta CASA DE CULTURA chamada MUSEU DE SERRITA será uma ponte onde abrirá as portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. É destinado para a sociedade, prestando serviço de informação e cultura, principalmente para os estudantes e turistas que visitam a cidade. O MUSEU DE SERRITA será uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, com o patrimônio cultural, em suas diversas manifestações; para educação e deleite da sociedade.

O terreno foi doado por Rogério Canejo e como consta na planta arquitetônica do MUSEU, haverá uma sala de recepção, salas de exposição de fotografias, documentos, objetos e um acervo histórico sobre o povo de Serrita. Terá uma sala denominada GALERIA DOS POLÍTICOS e um espaço chamado GIBÃO DE COURO destinado às homenagens ao VAQUEIRO NORDESTINO. Haverá também um espaço destinado para uma mine biblioteca equipada com microfilmagem para pesquisa e estudo dos estudantes e visitantes e turistas. Contará também com banheiros e uma área com jardim temático prestigiando a região do sertão.

O vereador deu continuidade ao pronunciamento, destacando falhas na Lei Orçamentária e reivindicou ao presidente da Câmara Vereador Ronildo Oliveira, o envio de um ofício para a Secretaria de Segurança Pública do Estado, solicitando a realização de mais rondas e blitz na PE 507 devido a grande quantidade de assaltos e que somente este ano já foi registrado 3 ocorrências. Destacou também sobre a situação do PCC dos professores que nada foi resolvido. Chamou atenção para o descaso e a irresponsabilidade do poder público em construir uma capela na Vila do Vaqueiro em baixo de um fio de alta tensão. A Capela continua fechada sem atender ao povo da comunidade, pois o pároco local se recusa a celebrar missa e colocar o povo em situação de risco.

Em seguida falou o vereador Galdino Cruz/PDT que fez indicação para o posto de atendimento da Ipueira de um odontólogo e sugeriu a criação de um site oficial para a Câmara dos Vereadores.
O vereador Chico de Nil/PSD apresentou a secretária de ata da câmara Maria Elizabete Ferreira, e pediu para ser colocado o Projeto Capoeira na lei orçamentária do ano de 2014.

O vereador Isac Sampaio/PP falou sobre as constantes quedas de energia elétrica na zona rural do município onde muitos agricultores estão tendo prejuízo com a queima de equipamentos e reivindicou ao presidente medidas diante do poder executivo.
ONDE ESTÁ O POVO DE SERRITA? Representantes das ONGs Radar e Cibem: Fabíola Sampaio e Francisco Lopes sempre marcando presença nas sessões
O presidente Ronildo Oliveira agradeceu a todos os presentes e lembrou que a próxima reunião da Câmara será dia 10 de setembro e deu por encerrada a sessão.

Fátima Canejo
Fotos: Portal Serrita

Nenhum comentário:

Postar um comentário