quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MOVIMENTO PRO GONZAGÃO CONVOCA MANIFESTAÇÃO PARA REIVINDICAR MUDANÇA NO PÓRTICO DA ENTRADA DE EXU



LUIZ GONZAGA

O Movimento Pró Gonzagão (MPG) convocou via redes sociais nesta segunda-feira (14), uma manifestação com o objetivo de reivindicar a mudança no enunciado principal do pórtico que está sendo construído na entrada da cidade.

Os manifestantes se reunirão na Praça Luiz Gonzaga, a partir das 7 horas da manhã, e depois seguirão em direção da obra que fica na Rodovia Asa Branca.
A frase principal avistada por quem entra na cidade será: "BEM-VINDO À EXU, TERRA DO BOM JESUS"; na saída da cidade também terá um pórtico com a seguinte frase: "VOLTE SEMPRE, TERRA DO BOM JESUS".

As mudanças reincididas pelo MPG (Movimento Pro Gonzagão) está sendo apoiada pela população exuense. A luta é para que a frase principal no pórtico seja: substituição "BEM-VINDO À EXU TERRA DE LUIZ GONZAGA.
Texto da convocação:
Nessa Terça dia 15/10/2013, a partir das 7h, saindo da Praça Luiz Gonzaga, faremos uma grande MANIFESTAÇÃO para mostrar que a população exuense respeita a memória e a história desse grande Ícone. Queremos o Pórtico de acordo com a Lei aprovada. Exu é terra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. #mudaporticoexu. Compartilhem!!!"

O MOTIVO PARA A FRASE: “EXU TERRA DO BOM JESUS”

Origens do nome EXU

Segundo o IBGE, há duas versões prováveis para o nome do município. A primeira é que seja uma corruptela de Ançu, uma tribo índigena que habitava o entorno. Outra, é que o nome tenha vindo da abelha enxu (inxu), muito comum na região à época. Há que se notar que dificilmente as origens do nome sejam no orixá homônimo, haja vista que à altura da fundação da vila, criada por colonos, apenas indígenas habitavam o local.

Deve-se considerar que devido à influência dos cristãos-novos (muito abundantes em Pernambuco naquela época) o nome da freguesia, "AFLITOS DE EXU", pode aludir à aflição que os marranos sentiam por serem perseguidos pelo Tribunal do Santo Ofício que os perseguiu desde Espanha e Portugal até ao Brasil. Para fugir da Inquisição aqueles marranos buscaram se instalar cada vez mais no interior de Pernambuco. Ieshu (ou IEXU em português) é uma palavra hebraica (a língua dos marranos pernambucanos) e significa JESUS.

A região onde se situa o município era primitivamente habitada pelos índios Ançus, do tronco dos Cariris. A região foi ocupada por fazendas de gado no início do século  XVIII, tendo à frente Leonel de Alencar Rego e posteriormente seu filho Joaquim Pereira de Alencar. Após a ocupação, missões jesuíticas viveram na região, onde construíram a capela de BOM JESUS DOS AFLITOS. Em 1734, foi criada a freguesia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Exu. O município foi instalado em 7 de junho de 1885, passando a autônomo em 9 de julho de 1893, em face a lei n. 52, de 3 de agosto de 1892. O primeiro prefeito foi Manoel da Silva Parente. O município foi supresso em 1895 e restaurado em1907, com a denominação de Novo Exu. Pelo decreto-lei estadual n 235, de 9 de dezembro de 1938, o município de Novo Exu passou a denominar-se Exu.

A reivindicação do movimento MPG usa o argumento de que a população exuense respeita a memória e a história desse grande Ícone. Queremos o Pórtico de acordo com a Lei aprovada. Exu é terra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Respeitando a reivindicação do movimento, tambem devemos levar em conta a historia do município de quando ele foi criado e o significado de TERRA DO BOM JESUS. A população deveria PROPOR UM ACORDO  junto ao poder público,  para ver a possibilidade de utilizar nos pórticos da cidade as duas frases em questão HOMENAGENDO E RESPEITANDO A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO E AO SEU FILHO ILUSTRE LUIZ GONZAGA.

SUGESTÃO

"BEM-VINDO À EXU, TERRA DO BOM JESUS E DE LUIZ GONZAGA, REI DO BAIÃO”

"VOLTE SEMPRE, TERRA DO BOM JESUS E DE LUIZ GONZAGA, REI DO BAIÃO”.

Fátima Canejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário