sexta-feira, 12 de abril de 2013

ARTESÃOS DE SERRITA SOFREM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.


Em Serrita não se comenta outra coisa a não ser as atitudes ditatórias e abusivas do prefeito Carlos Cecílio/PSD, que no início deste 4º mandato está passando dos limites, beirando o ridículo, demitindo garis, perseguindo pessoas, que segundo ele, não trabalharam voluntariamente para sua reeleição. É o caso de alguns artesãos que ocupam a CASA DO ARTESÃO ALUÍSIO DA FRANÇA SAMPAIO, localizada na Av. Rogério Canejo S/N. No último dia 05 do corrente mês, o prefeito fez uma ligação para o telefone pessoal da tesoureira da Casa do Artesão, Sra. Maria de Fátima Melo, determinando que a mesma entregasse imediatamente as chaves e a documentação da referida sede, alegando que seria destinado para a secretaria municipal e Casa da Juventude devido ao desabamento misterioso do prédio da prefeitura ocorrido em 08 de dezembro de 2012. Logo após o telefonema, baixou um decreto  n° 010/2013 determinando a ocupação imediata da Casa do Artesão, sede da AASP, por qualquer secretaria, diretoria ou outro setor da prefeitura.
Vale salientar que a referida sede tem um convênio firmado entre CODEVASF – (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), com a prefeitura de Serrita no dia 17 de fevereiro de 2006 onde na  cláusula 14 do convênio afirma que no mencionado prédio somente pode funcionar atividades de artesanato e que qualquer atividade no prédio deve ser desenvolvida apenas e exclusivamente pela Associação dos Artesãos do Alto Sertão de Pernambucano.

A importância dessa atividade no sertão pernambucano está centrada na ocupação de jovens, despertando os seus talentos e gerando renda e, principalmente, elevando a sua autoestima. O grupo de artesãos de Serrita já vem produzindo os seus trabalhos e expondo em feiras como a FENEARTE em Recife /PE.
Atualmente no Brasil existem 8 milhões de pessoas trabalhando nessa atividade de artesanato contribuindo para a geração de emprego e renda. E como fica Serrita? Uma cidade que há 16 anos está sob o comando de um ditador que não gera emprego e quando surge uma oportunidade de projetos dessa natureza, não valoriza a mão-de-obra qualificada e não respeita o trabalhador para continuar escravizando e manipulando o povo? Uma cidade com mais de 18 mil habitantes, somente 2 pessoas recebem um salário de R$ 20.000 reais e a grande maioria sobrevivendo com menos de ½ salário mínimo e o que é pior sem carteira assinada e sem direitos trabalhistas.



Ainda bem que a ONG Cidadão do Bem, tem uma parceria com a Associação dos Artesãos e por meio do seu diretor presidente: Francisco Marcelo Gomes dos Santos Lopes tomou a iniciativa de acionar o Ministério Público sobre a atitude do prefeito. Espero que esta situação seja urgentemente normalizada e que esses artesãos pais de famílias voltem a trabalhar de forma digna no local que por direito lhes pertence. MUDA SERRITA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário