sexta-feira, 26 de abril de 2013

FUTURO MUSEU DE SERRITA TERÁ ESPAÇO DESTINADO AS HOMENAGENS AO VAQUEIRO NORDESTINO


O MEUSEU DE SERRITA terá um espaço chamado: “GIBÃO DE COURO” destinado às homenagens ao VAQUEIRO NORDESTINO E A MISSA DO VAQUEIRO, em especial, aos seus idealizadores Padre João Câncio, Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira.

Um Padre Antes de Tudo Autêntico

Mesmo hoje em dia, em meio às modernidades televisivas e a velocidade da internet, que mostram toda uma plêiade de padres cantores, certamente chamaria a atenção de todos se fosse divulgado que um padre nascido no sertão de Pernambuco valorizasse tanto as tradições de sua terra, ao ponto de participar de corridas de vaquejada, utilizasse normalmente o gibão de couro e fosse conhecido como “Padre Vaqueiro”. Imagine isso então no final da década de 1960?
João Câncio dos Santos nasceu em Petrolina, Pernambuco, em 21 de outubro de 1936. Era filho de Francisco Avelino dos Santos e de Laudemira Carvalho Sales. Seguiu sua vocação sacerdotal logo cedo, tendo estudado no seminário do Crato, depois foi para Salvador e João Pessoa, onde se formou padre em 1965.
Sua primeira paróquia foi em Serrita, onde iniciava seu trabalho pastoral com a consciência de que a religião e a fé estão presentes em todas as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário