quinta-feira, 18 de abril de 2013

PROJETO MEMÓRIA DE SERRITA: "TERRA DO CORONEL CHICO ROMÃO E CAPITAL DO VAQUEIRO"



PROJETO MEMÓRIA DE SERRITA, cujo título é: “SERRITA, TERRA DO CORONEL CHICO ROMÃO E CAPITAL DO VAQUEIRO”, tem como objetivo valorizar sua história, sua trajetória política, social, econômica e cultural, tornando-a conhecida por todos e principalmente pelas novas gerações, homenageando personalidades e celebrando fatos que ajudaram a construir sua identidade no cenário nordestino e nacional.
Vale fazer uma reflexão sobre as palavras: Memória, Cultura, História, Personalidades e Identidade.
Vejam as definições dadas no Dicionário Aurélio para essas palavras:

MEMÓRIA - Faculdade de reter as idéias, impressões e conhecimentos adquiridos anteriormente.

CULTURA - O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade.

HISTÓRIA - Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral: a história do Brasil; história universal. 2. Conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição e/ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade. 3. Ciência e método que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos.

PERSONALIDADE - [Do lat. tard. personalitate.] S. f. 1. Caráter ou qualidade do que é pessoal; pessoalidade. 2. O que determina a individualidade duma pessoa moral. 3. O elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que a distingue de outra: São grandes amigos, apesar de terem personalidades inteiramente diversas. 4. Traços típicos; originalidade.

IDENTIDADE - [Do lat. tard. identitate.] S. f. 1. Qualidade de idêntico: Há entre as concepções dos dois perfeita identidade. 2. Conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa: nome, idade, estado, profissão, sexo, defeitos físicos, impressões digitais, etc. 3. O aspecto coletivo de um conjunto de características pelas quais algo é definitivamente reconhecível, ou conhecido.

Ao traçarmos relações que unem os termos memória, cultura, história, personalidade e identidade, chegamos a conclusão que estamos diante das bases daquilo que somos, de como nos entendemos, da maneira como somos vistos fora de nossos domínios territoriais.

Há muito que dedico meu tempo para pesquisas, entrevistas, catalogação de documentos e fotografias para concluir este sonho de deixar imortalizada a memória de Serrita no seu devido lugar que é no futuro MUSEU DE SERRITA. Os trabalhos já estão em fase de conclusão e bem próximos da materialização deste sonho.








Agradeço a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para o enriquecimento deste trabalho. Durante minhas pesquisas fui muito bem recebida e orientada pela Fundação Joaquim Nabuco, através do Senhor Marcondes Oliveira da Coordenação de Microfilmagens, Bibliotecária Sra.Virgínia, Arquivo Público, Biblioteca Pública e pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, através das Senhoras: Diva,Ilka e Carolina.Agradeço  também ao meu irmão João Bosco Sampaio Canejo, Leni Sampaio Canejo Abrantes, Sra. Neuma de Brito Sampaio viúva do Coronel Chico Romão que foram indispensáveis nesta fase de conclusão,  e aos meus filhos que pacientemente entenderam minha ausência.

Fátima Canejo
Natal, 18/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário