sexta-feira, 15 de novembro de 2013

JOSÉ GENOINO É O PRIMEIRO RÉU CONDENADO A SE APRESENTAR PARA PF

Acompanhado pela família, deputado licenciado deixa sua casa em direção a sede da PF
O deputado licenciado José Genoino foi o primeiro a se entregar espontaneamente. Ele deixou sua casa e seguiu para a sede da Polícia Federal de São Paulo. Na chegada, ele levantou o punho e disse: "Sou inocente. Sou um preso político. Viva o PT!".


Em nota divulgada mais cedo, o deputado licenciado afirmou ter sido condenado porque estava exercendo a presidência do PT. "Do que me acusam? Não existem provas.O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado", disse.

Genoino foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha e deve cumprir a prisão em regime semi-aberto. O mandado de prisão foi expedido na tarde desta sexta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além dele, José Dirceu, Marcos Valério e Delúbio Soares também deverão ter as penas executadas. Os advogados dos outros réus já confirmaram que, assim que tiverem ciência do mandado, eles se entregarão.

De acordo com o advogado de Dirceu, ele deverá se apresentar ainda na noite desta sexta-feira. Desde o fim da sessão do STF que determinou o cumprimento imediato das penas, o ex-ministro estava na casa da família no município de Vinhedo, no interior de São Paulo.

Leia a nota completa de José Genoino:

"Com indignação, cumpro as decisões do STF e reitero que sou inocente, não tendo praticado nenhum crime. Fui condenado por que estava exercendo a Presidência do PT. Do que me acusam? Não existem provas.O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado.

Fui condenado previamente em uma operação midiática inédita na história do Brasil. E me julgaram em um processo marcado por injustiças e desrespeito às regras do Estado Democrático de Direito.

Por tudo isso, considero-me preso político."


Outros réus também se apresentam

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se apresentou em São Paulo no início da noite. A informação foi confirmada pela conta do Twitter da Polícia Federal às 19h30, horário local. Por volta das 20h50, horário de Brasília, o publicitário Marcos Valério, apontado como operador do esquema de compra de votos, se apresentou à Polícia Federal em Minas Gerais. Quem também se entregou em MG foi Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério.

Simone Vasconcelos e Cristiano Paz, ex-funcionária e ex-sócio de Marcos Valério, respectivamente, o ex-deputado do PTB, Romeu Queiroz, e Kátia Rabelo, ex-presidente do Banco Rural, se entregaram na Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte. Da capital mineira, eles serão encaminhados para cumprir as penas em Brasília.

Em Brasília, o ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) também se apresentou após receber a ordem de prisão. 

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário