segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MAIS DE 110 MIL AGRICULTORES FAMILIARES PERNAMBUCANOS SERÃO BENEFICIADOS PELO PAC




Mais de 60 municípios pernambucanos foram beneficiados, nesta quinta-feira (12), com a doação de máquinas e caminhões do Governo Federal, por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), visa reestruturar as estradas vicinais, que ligam o meio rural ao urbano. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos da agricultura familiar e melhorar o acesso das famílias a serviços públicos como hospitais e escolas.
 
Na solenidade, realizada em Recife, foram entregues 61 equipamentos - três motoniveladoras, 19 caminhões-pipa e 39 caminhões-caçamba – um para cada prefeitura, com investimento superior a R$ 15 milhões. A ação vai beneficiar diretamente cerca de 650 mil moradores do campo, dos quais mais de 110 mil são agricultores familiares.

Segundo o delegado do MDA em Pernambuco, Demétrius Fiorante, os equipamentos, além da melhoria das estradas, vão ajudar a amenizar dificuldades dos municípios como o acesso à água. “As prefeituras que vão receber o caminhão-pipa não ficam mais dependentes dos carros do exército ou do governo do estado para poder levar água para as comunidades que estão sem reservas hídricas”, afirma.

Demétrius adianta que, após essa entrega, todos os 170 municípios pernambucanos aptos terão recebido pelo menos uma máquina. “Todas as entregas serão feitas até março de 2014”, observa o delegado.

Cada município vai receber uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Os municípios do semiárido ainda recebem um caminhão-pipa e uma pá carregadeira. Até o fim do Programa, 770 equipamentos serão entregues no estado e o investimento total será superior a R$ 210 milhões.

Caminhão-caçamba

O município de São Bento do Una vai receber na quinta-feira um caminhão-caçamba. Este é o segundo equipamento que o Governo Federal doa à prefeitura, que já recebeu uma motoniveladora. “O impacto para São Bento do Una será muito grande. Nosso município possui quase 57 mil habitantes e quase metade mora no campo. A extensão territorial é de 720 quilômetros quadrados. É muita estrada para reestruturar, para transportar os produtos da agricultura familiar”, revela a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida.
De acordo com Débora, o veículo será utilizado também para limpar açudes e barragens e, assim, facilitar o acesso dos agricultores familiares à água. “Aqui, a cidade também depende da zona rural. A economia do nosso município é baseada na agricultura e na pecuária, então todos nós dependemos do bom desempenho da venda dos produtos”, conclui.

Lista de municípios beneficiados

Dormentes 
Exu 
Flores 
Floresta 
Glória Do Goitá 
Granito 
Ibimirim 
Iguaraci 
Inajá 
Ingazeira 
Ipubi 
Itacuruba 
Itambé 
Itapetim 
Jatobá 
Jupi 
Jurema 
Lagoa Do Ouro 
Lagoa Grande 
Lajedo 
Limoeiro 
Manari 
Maraial 
Mirandiba 
Moreilândia 
Orobó 
Orocó 
Ouricuri 
Palmeirina 
Panelas 
Paranatama 
Parnamirim 
Passira 
Pedra 
Pesqueira 
Petrolândia 
Petrolina 
Poção 
Quixaba 
Riacho Das Almas 
Sairé 
Salgueiro 
Saloá 
Sanharó 
Santa Cruz Da Baixa Verde 
Santa Cruz Do Capibaribe 
Santa Filomena 
Santa Maria Da Boa Vista 
Santa Maria Do Cambucá 
Santa Terezinha 
São José Do Belmonte 
São José Do Egito 
Serra Talhada 
Serrita 
Sertânia 
Solidão 
Tabira 
Tacaratu 
Trindade 
Tuparetama 
Verdejante 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário


Nenhum comentário:

Postar um comentário