quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SERRITA DA MINHA MEMÓRIA

Leny Sampaio Canejo Abrantes

Falar da minha cidade é algo que me enche de recordações da minha infância feliz naquele rincão, longínquo das grandes cidades civilizadas do mundo de hoje.

Serrita parabéns! pelo seu glorioso dia 11 de setembro de 1928, quando deu o seu pontapé inicial para chegar aos tempos atuais.

Lembro-me das primeiras calçadas onde ainda criança, brincava de amarelinha, de pular corda, de tomar banho de chuva e na praça da frente da igreja, também brincava de esconde-esconde.

Tudo passou, mas a cidade ainda é a mesma na sua parte tradicional. Hoje já desenvolveu principalmente pelos programas do governo federal que deram avanços em todos os sentidos.

A Serrita da minha época tinha apenas o curso primário onde iniciei na educação no Grupo Escolar Desembargador João Paes. Hoje já temos o ginásio Francisco Filgueira Sampaio, curso de formação de professores, criados desde o governo do então prefeito José Humberto Sampaio Canejo. Vejam como tivemos impulso na educação.

A Serrita que tenho na minha memória fundada pelo Coronel Romão Pereira Filgueira Sampaio e depois tomada aos cuidados do seu filho Francisco Filgueira Sampaio – Coronel Chico Romão.

Não podemos falar de Serrita sem falar de Chico Romão que a acompanhou desde os seus primeiros passos. Foi um líder nato! Que desfrutou do seu poder político naquela época e administrou o município por mais de 50 anos. A sua figura confunde-se com a história da cidade. O homem forte entre os Coronéis sertanejos que também rodeado pelos seus familiares, seus amigos e correligionários soube conduzir o município no caminho da paz, da amizade, do respeito e da solidariedade, pois fazia questão de ser solidário com todos.


Serrita, a minha emoção é forte e mesmo apesar da distância nunca esqueci minha origem. Por isso, hoje pensei e resolvi valer-me da minha irmã Fátima Canejo para postar em seu blog SERRITA DOS MEUS ENCANTOS E DESENCANTOS a minha alegria e com todo meu orgulho, gritar bem forte o seu nome e dizer o quanto amo o meu torrão natal. Sou uma serritense com orgulho e quero me unir a todos os meus conterrâneos neste dia.

Hoje é um dia feliz para todos os filhos de Serrita. Ao lado das alegrias, temos também as nossas saudades de todos os nossos antepassados que construíram este legado para nós, para que os jovens, a geração de hoje façam por onde os futuros se orgulhem de vocês, como nós nos orgulhamos dos que viveram antes de nós. Agradeço a geração que me antecedeu e conclamo a geração de hoje para que possa cada vez mais conhecer bem e preservar todo legado deixado a nós pelos nossos antecessores.

Serrita, parabéns! que os seus filhos continuem assim, preservando o seu passado e construindo o seu futuro.

Conclamo aos jovens que pesquisem e conheçam sempre a história da nossa terra e defendam este patrimônio que é de todos. Estou muito feliz por mais um dia 11 de setembro que a minha terra comemora.

Um abraço de confraternização a todos os meus conterrâneos.

Leny Sampaio Canejo Abrantes
Professora

Filha do casal: Rogério Sampaio Canejo e Laura Maia Sampaio Canejo
Neta do Coronel Chico Romão e Maria Arraes Maia Sampaio  (materno)
João Batista Pereira Canejo e Joaquina Filgueira Sampaio Canejo (paterno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário