sábado, 7 de setembro de 2013

VOTO SECRETO: MUDANÇA NACIONAL CHEGA ÀS CÂMARAS




Um dos maiores cabrestos da política brasileira foi rompido com a decisão dos deputados federais aprovarem o fim do voto secreto no poder Legislativo
Com essa medida, cai um muro que escondia o que o parlamento precisa ter como essência: a transparência dos seus atos.

O voto secreto – usado muitas vezes para manter mandatos de parlamentares envolvidos com desvio de conduta ética, gerou desgastes para o Senado, Câmara Federal, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais. Agora, esse muro que deixava frustrados eleitores e cidadãos sempre dispostos a cobrar o fim do voto secreto caiu.

A queda das sessões secretas vale para o Congresso Nacional, desce para as Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores. Dos 453 deputados federais presentes ao plenário da Câmara, 452 votaram pelo fim do voto secreto. A única abstenção foi do presidente da Mesa diretora, Henrique Alves (PMDB). Henrique se absteve por exigência do regimento interno da Casa.

A emenda será votada agora no Senado

A emenda à Constituição Federal, que provoca uma das maiores transformações no parlamento brasileiro, ganhou apoio após a Câmara Federal preservar o mandato do deputado Natan Donadon (Rondônia), condenado pelo supremo Tribunal Federal (STF) por desvio de dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário