quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PERNAMBUCO “TERRITÓRIO LIVRE” DA FEBRE AFTOSA



O governador Eduardo Campos receberá hoje em Pernambuco o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

 Às 15h, no salão de eventos do Centro de Convenções, onde funciona a sede provisória do Governo do Estado, ambos irão declarar Pernambuco “território livre” da febre aftosa.

Além de Pernambuco, outros seis estados estão na mesma situação: Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Isso livra Pernambuco do constrangimento de ter carne recusada por outros estados em função da doença.

A batalha para vencer a aftosa durou mais de uma década e envolveu a aplicação de aproximadamente 500 mil vacinas, segundo a Secretaria de Agricultura.

Contribuíram fortemente para essa conquista a Secretaria de Agricultura e a Adagro (Agência de Defesa Agropecuária).

A primeira teve como responsável até bem pouco tempo o ex-deputado Ranilson Ramos, hoje conselheiro do TCE. Mas antes também esteve em boas mãos: de Ângelo Ferreira, veterinário, ex-prefeito de Sertânia e atual deputado estadual.

Quanto à segunda, é comandada desde a primeira gestão de Eduardo Campos pela ex-prefeita de Arcoverde, Erivânia Camelo, que também é veterinária.

Garante o atual secretário, Aldo Santos, que o trabalho de vacinação vai continuar para que a doença não retorne.

O rebanho, hoje, é cerca de 50% inferior ao de 1 ano atrás por causa da seca – que matou muitas cabeças de gado, fez com que outras fossem mandadas para o Maranhão ou abatidas precocemente.

É isso aí.
Fonte: Blog Inaldo Sampaio



Nenhum comentário:

Postar um comentário